Como é que prejudicaram a Rússia? Putin ordena avaliação a 47 países

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a monitorização dos danos causados à Rússia e aos seus cidadãos por outros países, de acordo com um decreto publicado hoje na página eletrónica estatal de informação jurídica.

Notícia

© ALEXANDER KAZAKOV/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
20/05/2025 13:38 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Rússia

Putin instruiu o Ministério Público para recolher, verificar, registar e sistematizar informações sobre os danos causados por "agentes estrangeiros" à Federação Russa e às suas entidades, bem como às vidas, à saúde e à propriedade dos indivíduos.

 

O decreto presidencial refere que "agentes estrangeiros" se referem a países designados como hostis pelo Governo russo, em conformidade com a lei sobre "Cumprimento de Obrigações para com Certos Credores Estrangeiros".

A lista de países hostis inclui 47 países - os 27 da União Europeia e outros 20, incluindo os Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Canadá, Coreia, Nova Zelândia, Noruega, Coreia, Suíça e Japão.

O decreto, assinado por Putin na segunda-feira, exclui da monitorização os danos causados à Rússia e às suas organizações pela imposição de restrições financeiras.

Leia Também: Putin "confirmou" a Trump que Rússia quer "solução justa" na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas