Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Trabalhadores da PT/Meo voltam a manifestar-se contra transferência

Organizações representativas dos trabalhadores da PT/Meo voltam hoje a concentrar-se junto da Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, tentando alertar o Governo para a transferência compulsiva de funcionários para outras empresas. Também dirigentes sindicais e representantes dos dez trabalhadores precários dispensados da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) voltam hoje a concentrar-se em frente ao Conselho de Ministros.

Trabalhadores da PT/Meo voltam a manifestar-se contra transferência
Notícias ao Minuto

05:48 - 17/08/17 por Lusa

Economia Lisboa

A concentração é organizada pelas Estruturas de Representação Coletiva dos Trabalhadores (ERCT) da PT, que juntam comissão de trabalhadores e vários sindicatos, e está marcada para as 12h00, podendo prolongar-se até às 14h30, à porta da Presidência do Conselho de Ministros, onde o Governo vai estar na habitual reunião semanal.

"Nesta jornada de luta vamos tentar, mais uma vez, ser recebidos pelo Governo para falar da situação laboral na PT Portugal, particularmente na Meo", e entregar ao primeiro-ministro um documento com as preocupações dos trabalhadores da empresa, refere uma informação das ERCT (SINTTAV, STPT, SINDETELCO, SNTCT, TENSIQ, STT, Federação dos Engenheiros, SINQUADROS e SITESE).

Na quinta-feira da semana passada, cerca de quatro dezenas de trabalhadores e sindicalistas da PT/Meo protestaram no mesmo local contra a transferência compulsiva de funcionários para outras empresas e prometeram mais "luta", quando perceberam que o primeiro-ministro não ia receber os seus representantes.

As preocupações com a situação da operadora de telecomunicações passam pelas cerca de 1.400 rescisões contratuais em dois anos, pelos cerca de 300 trabalhadores que ficaram sem funções, a que se junta a mudança de mais de 150 funcionários para empresas do grupo da multinacional de comunicações e conteúdos, que detém a PT Portugal, recorrendo à figura de transmissão de estabelecimento.

Já em 21 de julho, mais de 2.000 funcionários e ativistas da operadora adquirida pela multinacional francesa Altice marcharam, em dia de greve, entre a sede da PT, nas Picoas (Lisboa), e a residência oficial do chefe de Governo, em São Bento, mas foram apenas recebidos por um assessor de António Costa para os assuntos financeiros.

O executivo socialista tem defendido a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para averiguar da legalidade da situação, mas aquela entidade, segundo representantes sindicais que com ela se reuniram, terá reconhecido constrangimentos para atuar em concreto sem que a legislação seja alterada.

Funcionários da EMEF (também) voltam a protestar frente ao Conselho de Ministros

Também dirigentes sindicais e representantes dos dez trabalhadores precários dispensados da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) voltam hoje a concentrar-se em frente ao Conselho de Ministros.

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) -- que tinha já organizado uma iniciativa semelhante no passado dia 3 de julho, também em frente à Presidência do Conselho de Ministros - adianta que o protesto está marcado para as 10h30.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório