Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Brexit: UE não vai analisar para já questão do período de transição

A questão da nova relação entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido só será analisada após avanços nas negociações sobre as prioridades definidas por ambas as partes, lembrou hoje a Comissão Europeia.

Brexit: UE não vai analisar para já questão do período de transição
Notícias ao Minuto

14:12 - 15/08/17 por Lusa

Economia Reino Unido

A declaração de Bruxelas surge como resposta ao desejo expresso hoje por Londres de negociar uma "união aduaneira temporária" depois do 'Brexit'.

"Tomamos nota do pedido do Reino Unido para um período de aplicação (das novas regras) e da sua preferência em relação ao relacionamento futuro, mas só discutiremos (estas questões) quando fizermos progressos suficientes nas condições de retirada ordenada", indicou um porta-voz da Comissão Europeia, encarregada da negociação em nome dos 27 restantes países da União.

A Comissão reitera assim a posição tomada pelos Estados membros, que estabeleceram três temas para decidir como prioridades: os direitos futuros dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido, o regulamento financeiro para a saída e a questão da fronteira irlandesa.

O Governo britânico indicou hoje que queria conseguir "um período de transição" com a UE, durante o qual o país manteria "uma ligação estreita" com a união aduaneira europeia para ter "uma transição suave", segundo um comunicado do Ministério encarregado do 'Brexit'.

"Como Michel Barnier (o negociador-chefe europeu para o 'Brexit') disse em várias ocasiões, não é possível existir 'comércio sem atrito' fora do mercado único e da União Aduaneira", sublinhou o porta-voz da Comissão num comunicado, adiantando que o acordo sobre a futura relação entre as duas partes só poderá ser concluído "quando o Reino Unido se tornar um país terceiro".

O Governo britânico divulgou hoje novos documentos com as suas posições a apresentar na próxima ronda de negociações sobre o 'Brexit' no final do mês. Londres prevê publicar na quarta-feira a sua posição sobre a questão irlandesa.

A UE também está a preparar uma nova série de documentos sobre as suas posições, incluindo um sobre a questão aduaneira, adiantou a Comissão, sem apontar uma data para a sua divulgação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório