Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Grécia aumenta quantidade de dinheiro a levantar nos bancos em setembro

A Grécia vai aliviar novamente, a partir de 01 de setembro, o controlo de capitais que vigora desde junho de 2015, ao aumentar a quantidade máxima dinheiro que pode ser levantada e ao permitir abrir novas contas bancárias.

Grécia aumenta quantidade de dinheiro a levantar nos bancos em setembro
Notícias ao Minuto

11:29 - 04/08/17 por Lusa

Economia Capital

Segundo um decreto-lei publicado no Boletim Oficial do Estado (BOE), os cidadãos poderão levantar 1.800 euros mensais de uma só vez, sem o fazerem em parcelas.

A quantidade em numerário (notas e moedas) que será permitida levantar não varia substancialmente em relação aos 1.680 euros mensais, que os cidadãos podiam retirar desde a última alteração desta medida, no verão de 2016, mas flexibiliza o método de levantar dinheiro, pois atualmente o limite está nos 840 euros e só pode efetuar-se de quinze em quinze dias.

Segundo o decreto-lei publicado na quinta-feira pelo BOE e hoje divulgado pelos órgãos de comunicação social, as empresas e os particulares poderão abrir novas contas.

Além disso, os depositantes que receberem remessas do estrangeiro poderão retirar de uma só vez 50% do dinheiro transferido, em vez de 30%, o montante até agora permitido.

Em 28 de junho de 2015, em plenas negociações para um terceiro resgate, o governo liderado pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, impôs medidas para conter a saída em massa de dinheiro dos depósitos, o que estava a acontecer no país.

Desde então, tem havido vários alívios ao nível da política monetária, com o objetivo de melhorar a gestão bancária e atrair dinheiro para os depósitos bancários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório