Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo do Brasil regista maior défice da história no primeiro semestre

As contas do Governo do Brasil registaram um défice de 56 mil milhões de reais (15,2 MME) de janeiro a junho, o pior resultado desde 1997, quando começou a ser divulgado, informou hoje o Tesouro Nacional.

Governo do Brasil regista maior défice da história no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

21:58 - 26/07/17 por Lusa

Economia Tesouro Nacional

O défice primário, que engloba o Tesouro, o sistema de pagamento das reformas e o Banco Central do Brasil, considera apenas as receitas e despesas sem considerar o pagamento dos juros da dívida pública.

Com o resultado, o Brasil entrou no terceiro ano seguido com contas negativas nos seis primeiros meses do ano.

O Tesouro Nacional brasileiro destacou que o principal factor que provocou o défice nas contas públicas foi o pagamento de 20,3 mil milhões de reais (5,5 mil milhões de euros - MME) em precatórios (pagamentos devidos pelo Governo autorizados em decisão final dos tribunais do país) em maio e junho.

Este ano, o Tesouro brasileiro informou que decidiu antecipar o pagamento dos precatórios, tradicionalmente feito em novembro e dezembro.

Sem esse efeito, o Tesouro Nacional informou que as contas do Governo brasileiro teriam um défice de 38 mil milhões de reais (10,3 mil milhões de euros) no primeiro semestre.

Também impulsionaram o défice primário a queda das receitas com impostos e o crescimento de despesas com pagamento de funcionários e das pensões do sistema de reformas.

Na comparação entre o primeiro semestre do ano ante o mesmo período de 2016, as receitas do Governo central do Brasil caíram 2,7%, descontada a inflação oficial.

Já as despesas totais cresceram 0,5% acima da inflação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório