Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Blanco fecha duas lojas em Portugal e 43 em Espanha

O grupo têxtil Blanco vai fechar duas lojas em Portugal e 43 em Espanha, num total de 45, depois de ter entrado em insolvência no início de junho, disse hoje à agência espanhola EFE fonte ligada ao processo.

Blanco fecha duas lojas em Portugal e 43 em Espanha
Notícias ao Minuto

16:24 - 12/06/13 por Lusa

Economia Têxteis

A operação de encerramento das 45 lojas do grupo têxtil Blanco enquadra-se num processo de reestruturação para resolver “a grave situação económica” por que passa atualmente o grupo ligado ao setor têxtil.

Em Portugal, a cadeia espanhola tem 13 lojas e, depois de ter falhado a compra por parte da espanhola Mango, o grupo decidiu avançar para uma negociação com os credores.

O grupo Blanco pediu a insolvência face aos graves problemas económicos e financeiros com que se depara com a crise em Espanha e após meses de “duro trabalho” para tentar superar esta situação adversa, disse a empresa têxtil em comunicado a 4 de junho.

A empresa espanhola, liderada por Bernardo Blanco, possui atualmente 245 lojas em 23 países e encarregou a Gordon Brothers Europe de a reestruturar, operação que não elimina a possibilidade de vir a entrar um sócio.

Em comunicado, a Gordon Brothers informou hoje que foi contactada pela empresa Blanco para dotá-la de liquidez, tendo sido suspensos os pagamentos a terceiros.

Além disso, a consultora britânica deverá dotar a Blanco de uma gestão operacional que a ajude a reestruturar o seu negócio e a garantir o seu futuro.

A Gordon Brothers, com sede em Londres, é especializada em reestruturações e está previsto que vá desenvolver um programa que “aliviará os problemas imediatos ao nível das existências” e que garanta que a maioria das lojas se mantenham abertas.

O diretor geral do grupo, Bernardo Blanco, agradeceu já a ajuda da Gordon Brothers para que seja possível conseguir “mais tempo” para “explorar todas as opções” por forma a que o grupo espanhol passe a ter uma estrutura organizativa mais operacional com o objetivo de alcançar “um futuro mais sustentável”.

A Blanco já encerrou lojas em Madrid, Barcelona, Andaluzia e Badajoz, segundo o sitio na Internet do jornal “ABC”, que adianta que mais de 100 trabalhadores pediram a rescisão do contrato por não aceitarem as alterações que a empresa estava a propor ao nível da componente variável do salário.

Os trabalhadores também se queixam do atraso no pagamento dos salários dos últimos dois meses.

Contactada pela agência Lusa, o grupo Blanco não respondeu sobre o número de trabalhadores das lojas que vão ser fechadas em Portugal e se estes vão ser transferidos para outros locais.

A Blanco emprega atualmente um total de 2.000 trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório