Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lualuz sai do mercado. Clientes voltam para a EDP Serviço Universal

Os clientes de eletricidade da Lualuz voltaram hoje a ser fornecidos pelo comercializador de último recurso (CUR), a EDP Serviço Universal, uma vez que a empresa deixou de operar no mercado livre, segundo a ERSE.

Lualuz sai do mercado. Clientes voltam para a EDP Serviço Universal
Notícias ao Minuto

14:25 - 24/05/17 por Lusa

Economia Eletricidade

Em comunicado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) explicou que a decisão é justificada pela "necessidade de assegurar a regularidade e continuidade do fornecimento aos clientes", depois de a Voltagequation - que utiliza a denominação comercial Lualuz - ter deixado de ter condições para assegurar o fornecimento aos seus clientes, por incumprimentos de obrigações decorrentes da sua atuação no mercado elétrico.

Em causa, estão 151 clientes, dos quais 26 do segmento doméstico.

Esta situação inédita no processo de liberalização do mercado elétrico está prevista no Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico: o comercializador que fornece todos os clientes que não optaram por um comercializador de mercado e cuja função é desempenhada pela EDP Serviço Universal assegura o fornecimento aos consumidores cujo comercializador se tenha visto impedido de o fazer, designadamente por impedimento legal ou insolvência.

Assim, destaca a ERSE, "fica garantido que os clientes continuam a ser regularmente fornecidos, sem qualquer perturbação e sem necessidade de tomarem qualquer medida", que podem em qualquer momento optar por um outro comercializador em regime de mercado.

Para esclarecimentos adicionais, a ERSE disponibilizou aos consumidores afetados uma linha telefónica dedicada e um endereço eletrónico específico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório