Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Oportunidades da economia do mar discutidas na Figueira da Foz

A 3.ª edição dos Encontros do Mar decorre na quinta-feira, no auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, visando "alertar as empresas e as comunidades para as oportunidades" da economia do mar a nível local.

Oportunidades da economia do mar discutidas na Figueira da Foz
Notícias ao Minuto

15:27 - 09/05/17 por Lusa

Economia Atlântico

A iniciativa é organizada pela Revista de Marinha, cujo tema central é o mar. A publicação tem 80 anos e o número mil vai ser lançado em novembro/dezembro deste ano.

Os painéis são diferentes em cada edição e articulados com os municípios patrocinadores, mas mantêm o tema comum da "realidade concreta da economia do mar local", afirmou à Lusa o diretor da Revista de Marinha, Alexandre da Fonseca.

"Este tipo de eventos são interessantes e também ajudam a afirmar a nossa marca", referiu o diretor, acrescentando que espera que a sala "esteja cheia".

Esta edição tem lugar na Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, e as quatro conferências vão incidir nos temas da reconstrução e reparação naval, atividades portuárias e náutica de recreio.

Para o responsável, a náutica de recreio, além do seu aspeto lúdico, possui uma "vertente económica importante" que, no caso da Figueira da Foz, se verifica nas práticas do remo, da vela, da motonáutica e do surf.

"Há pequenas empresas a trabalhar nestas áreas, há muitos empregos já criados e há certamente potencialidades importantes para estas áreas", acrescentou.

Entre os painéis desta edição destacam-se apresentações rápidas, de três minutos, de empresas e entidades, para mostrar "aspetos que as diferenciam" e as suas "mais-valias", bem como os "problemas que podem ajudar a resolver".

Estes momentos já tinham acontecido na 2.ª edição dos Encontros do Mar, na Nazaré, mas na quinta-feira contarão com "empresas mais diferenciadas", sublinhou Alexandre da Fonseca.

A iniciativa pretende também estabelecer o contacto entre a Revista de Marinha e os seus assinantes -- cerca de  dois mil -, bem como angariar outros novos.

O diretor acrescentou que a economia do mar em Portugal tem um potencial "bastante grande", ainda não explorado na totalidade.

"Fala-se bastante nisso. Agora, é preciso passar das palavras à prática, passar do potencial para as coisas concretas", sublinhou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório