Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal "não tem qualquer alternativa real à Europa"

O empresário Alexandre Soares dos Santos defendeu hoje que Portugal "não tem qualquer alternativa real à Europa", pelo que deve "parar com os discursos fáceis de oposição" e passar à ação.

Portugal "não tem qualquer alternativa real à Europa"
Notícias ao Minuto

13:47 - 30/05/13 por Lusa

Economia Soares dos Santos

O presidente da Jerónimo Martins falava na abertura da conferência “25 Anos de Portugal Europeu”, durante a qual foi apresentado um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre o desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesas ao longo dos 25 anos de integração na União Europeia.

No seu discurso, o fundador daquela instituição e presidente do grupo Jerónimo Martins disse que Portugal viveu durante séculos das suas ex-colónias e tem vivido, nas últimas décadas, da Europa.

"Habituámo-nos à dependência e a confiar na sorte. Praticámos dedicadamente o 'desenrascanço'", lamentou o empresário.

Surpreendidos com a "queda dolorosa" da crise que afeta o país, acrescentou o empresário, os portugueses indignam-se com a sua sorte e zangam-se com a Europa.

Nesta conjuntura, afirmou, tornou-se vulgar "maldizer a Europa, amaldiçoar o Euro". Num comportamento que considerou "muito lusitano", os portugueses passaram do sofrimento ao ato de culpar os outros, por razões de facilidade e atualidade, a 'Troika'.

"Como se os nossos males tivessem começado com a intervenção da ‘Troika’… Como se os nossos males acabassem no dia em que não tivermos a ‘Troika’ para culpar…"

Para Soares dos Santos, Portugal deve querer, "acima de tudo, fazer alguma coisa por si próprio", o que passa por "assumir os seus erros e as suas responsabilidades" e por perceber, "de uma vez por todas, que, enquanto Estado-Nação, Portugal só é viável dentro do projeto europeu".

"Digam o que disserem, não temos qualquer alternativa real à Europa, pelo que o destino português e o destino europeu estão indissociavelmente cruzados", disse o fundador da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Para o líder da Jerónimo Martins, "é tempo de parar com os discursos fáceis de oposição e de conflito". É preciso travar o ceticismo e o desencanto e de acreditar, e trabalhar.

Da autoria de Augusto Mateus, o estudo hoje apresentado conclui que os primeiros 25 anos de Portugal na União Europeia ilustram um semifalhanço.

"Fizemos coisas muito bem feitas, vivemos hoje melhor, mas cansámo-nos a meio caminho. Perdemos força e velocidade”, concluiu o autor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório