Meteorologia

  • 21 MAIO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Novo IRS: Não precisa de ir ao site das Finanças... mas vai esperar mais

A conveniência das declarações automáticas dispensam-no da habitual verificação, mas não se admire se o reembolso demorar mais tempo a chegar do que pensava.

Novo IRS: Não precisa de ir ao site das Finanças... mas vai esperar mais
Notícias ao Minuto

07:03 - 16/04/17 por Bruno Mourão

Economia Reembolsos

O Governo prometeu que este ano os reembolsos do IRS iam ser mais rápidos. Para as declarações normais, o prazo apontado é de 20 a 30 dias, um prazo que se reduz para 14 dias no caso de ser entregue a declaração automática, face aos 36 dias que o Estado demorou em média no ano passado a devolver aos contribuintes o dinheiro pago a mais. 

Em linha com o prometido, os primeiros reembolsos começaram esta semana a chegar às contas dos contribuintes que confirmaram declarações automáticas e enviaram os dados ao Fisco logo nos primeiros dias do prazo disponível, mas ainda faltam milhões de reembolsos. Se ainda não entregou a sua declaração mas está abrangido pelo IRS automático, saiba que nem sequer precisa de visitar o site das Finanças, desde que não se importe de esperar pelo reembolso. 

Devido às novas regras, as declarações de todos os abrangidos pelo IRS automático são convertidas em definitivas e entregues ao Fisco no último dia do prazo, mesmo que não faça qualquer alteração ou faça a conversão por si mesmo; no entanto, o reembolso vai demorar mais tempo, visto que o prazo de devolução apenas começa a contar a partir do dia em que a declaração é convertida, neste caso, o dia 31 de maio. 

Se optar por não mexer na declaração automática, deverá receber o reembolso apenas em meados de julho, mantendo a promessa do Governo de demorar duas semanas na devolução. 

Mesmo que não se importe de esperar, é ainda assim aconselhável que reveja os dados incluídos na declaração automática, para evitar enganos ou erros que lhe custem tempo e dinheiro mais tarde.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.