Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Subida dos custos de construção de habitação abranda ligeiramente

O índice de custos de construção de habitação abrandou ligeiramente a subida em fevereiro para 2,0% face homólogo, enquanto o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação progrediu 2,1%, divulgou hoje o INE.

Subida dos custos de construção de habitação abranda ligeiramente
Notícias ao Minuto

12:30 - 06/04/17 por Lusa

Economia Fevereiro

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE),em janeiro os dois índices tinham registado taxas de variação homólogas de 2,1% e 1,8%, respetivamente.

A desaceleração da taxa de variação homóloga do índice de custos de construção de habitação nova "reflete a quebra verificada em ambos os fatores de produção, especialmente nos 'materiais'", que passou de uma variação homóloga de 2,1% em janeiro para 1,8% em fevereiro.

No mês em análise, a componente da 'mão-de- obra' variou 2,1% (2,2% no mês anterior).

As variações homólogas dos índices de custos de construção relativos a apartamentos e a moradias fixaram-se nos 1,9% e 2,1%, respetivamente, o que representa um decréscimo de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face a janeiro.

No que se refere ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, cuja variação homóloga acelerou 0,3 p.p. para 2,1% em fevereiro, refletiu a estabilização do índice da componente 'produtos' (-1,0%) e a subida de 0,4 p.p., para 3,1%, da componente 'serviços'.

Por região NUTS II do Continente, e pelo segundo mês consecutivo, todas as regiões apresentaram taxas de variação homólogas positivas, exceto o Alentejo, onde se verificou uma variação nula.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório