Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Com Obama ou Trump, os negociantes de armas ganham sempre

O atual presidente dos Estados Unidos pode ser um enorme defensor do armamento, mas para os investidores, o dinheiro está sempre garantido: a única diferença é como se ganha.

Com Obama ou Trump, os negociantes de armas ganham sempre
Notícias ao Minuto

10:44 - 23/03/17 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

Os negociantes de ações do setor do armamento estão a esfregar as mãos de felicidade. A eleição de Donald Trump desviou as atenções do setor depois de anos de ataques de Barack Obama e os especialistas estão confiantes que as famosas leis de limitação de venda nunca vão materializar-se. 

O senso comum ditaria que a política mais relaxada seria favorável para as empresas, mas os mercados ditam outras leis. Durante a presidência de Obama, o ataque à produção e venda de armas tornava o armamento um bem mais precioso e por isso, as ações tiveram ganhos históricos: a procura superava a oferta e muitos investidores fizeram dinheiro a apostar na subida das cotações. 

Desde a eleição de Donald Trump, a tendência é exatamente contrária: Com menos regras e um discurso mais aberto às armas, a oferta está acima da procura e os preços das ações têm vindo a cair de forma significativa. No entanto, para os investidores, isto não significa perder dinheiro. 

Graças ao 'short selling', é possível ganhar dinheiro apostando na queda das cotações; é exatamente isso que os investidores estão a fazer, como explica a Reuters. 

Tendo em conta que as quedas do setor já chegam aos 25% este ano em comparação com o ano passado, é caso para dizer que os investidores ganham de qualquer forma, seja quem for o líder político dos Estados Unidos da América.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório