Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 23º

BCP com o maior nível de imparidades da sua história em 2016

O Banco Comercial Português (BCP) constituiu imparidades no montante de 1,6 mil milhões de euros em 2016, o valor mais elevado da sua história, conforme realçou hoje o presidente do banco, Nuno Amado.

BCP com o maior nível de imparidades da sua história em 2016
Notícias ao Minuto

21:29 - 06/03/17 por Lusa

Economia Nuno Amado

"O banco fez em 2016 o maior nível de imparidades da sua história", sublinhou o gestor durante a conferência de imprensa de apresentação das contas do ano passado, em Lisboa.

O agravamento na situação das empresas de alguns setores, como a construção e a promoção imobiliária, a que o banco tem tradicionalmente uma forte exposição, bem como as dificuldades vividas pelas empresas portuguesas nalguns mercados (como os africanos e a Venezuela) que tiveram "grandes dificuldades" em 2016 justificaram esta opção, explicou Nuno Amado.

"Há também uma exigência [regulatória] para haver um nível de coberturas maior e também há a mudança de auditores, que acarreta uma mudança de visão que há que acompanhar", acrescentou.

Segundo Nuno Amado, "o fundamental é perceber que mais de 90% da imparidade criada este ano tem a ver com imparidades que já estavam no banco antes de 2010".

Nuno Amado vincou que houve "uma concentração e exposição de risco nalguns segmentos que, na altura, se considerou adequada, mas que se agravaram com a crise".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório