Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 19º

Offshores: "Há impostos perdidos ou não? A resposta é não!"

Na intervenção inicial feita na Comissão de Inquérito parlamentar, o antigo Secretário de Estado Paulo Núncio rejeitou que a não publicação de dados correspondesse a prejuízos para o Fisco.

Offshores: "Há impostos perdidos ou não? A resposta é não!"
Notícias ao Minuto

10:30 - 01/03/17 por Bruno Mourão

Economia Paulo Núncio

Paulo Núncio entrou ao ataque na Comissão de Inquérito criada na Assembleia da República para discutir a polémica das offshores que rebentou na semana passada.

Na primeira intervenção, antes sequer das perguntas dos deputados, o antigo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais começou por negar que os valores referidos nos relatórios das Finanças se traduzam necessariamente em evasão fiscal: "Estas transferências envolvem um conjunto de pagamentos de operações comerciais no âmbito do comércio internacional e essas operações não estão, em princípio sujeitas a impostos em Portugal".

Utilizando o exemplo dos pagamentos feitos por empresas portuguesas a empresas chinesas através de Hong Kong, Paulo Núncio explica que "na esmagadora maioria dos casos, estas transferências não corresponderão a rendimentos sujeitos a imposto em Portugal" e responde a uma das perguntas mais feitas nas últimas semanas: "Há impostos perdidos ou não? A resposta é, mais uma vez, não!"

"Em 2012, o anterior governo aprovou uma medida para alargar o prazo de caducidade para investigar, fiscalizar e proceder à liquidação de impostos sempre que estejamos a falar de paraísos fiscais", lembra Núncio e o Fisco tem por isso "até 2024 para proceder às investigações".

O ex-Secretário de Estado lembra ainda que as transferência para paraísos fiscais caíram cerca de 800 milhões de euros ao longo do mandato do governo da coligação PSD/CDS-PP.

"Nas minhas funções de Secretário de Estado contribuí para a redução destas transferências", reclama Paulo Núncio.

Ainda assim, as declarações de Núncio acabaram por adensar a polémica devido a algumas revelações surpreendentes que poderá ler aqui.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório