Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Montepio estima que crescimento do PIB abrande no 1.º trimestre de 2017

O Montepio estima que a economia portuguesa abrande no primeiro trimestre deste ano, esperando que o PIB avance até 0,3% em cadeia, depois do crescimento de 0,6% no quarto trimestre de 2016 face aos três meses anteriores.

Montepio estima que crescimento do PIB abrande no 1.º trimestre de 2017
Notícias ao Minuto

14:40 - 23/02/17 por Lusa

Economia Bancos

Num estudo a que a agência Lusa teve hoje acesso, o banco Montepio prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2017 cresça "entre 0% e 0,3%, em natural desaceleração" face ao trimestre anterior, que registou uma subida em cadeia de 0,6%.

Este crescimento será suportado, segundo os economistas do departamento de estudos do Montepio, "pela procura interna, em concreto pelo consumo privado e pela Formação Bruta de Capital Fixo, mas também pelas exportações líquidas, que deverão ter regressado aos contributos positivos, depois do contributo negativo estimado para o quarto trimestre de 2016".

Na semana passada, o banco Montepio reviu em alta a projeção de crescimento do PIB para o conjunto deste ano, esperando agora que a economia avance 1,7%, "fruto do carry-over", ou o efeito de arrastamento", do ano passado.

No documento a que a Lusa teve hoje acesso, os analistas melhoraram também a estimativa para o défice orçamental do ano passado, de 2,4% do PIB (previsto pelo Governo no Orçamento do Estado para 2017) para 2,1% do PIB.

"O défice de 2016 beneficiou de alguns efeitos extraordinários: o encaixe com o programa de regularização de dívidas (PERES); a devolução de margens do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF); a não entrega à Grécia de lucros do Banco Central Europeu (BCE) com o resgate", afirmam os analistas.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou no parlamento na semana passada que o défice orçamental de 2016 "não será superior a 2,1%".

Para 2017, o Governo prevê, no OE2017, uma nova redução do défice, para 1,6%, mas o Montepio prevê uma redução apenas para 1,8%, uma melhoria face à previsão inicial de 2%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório