Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Primeiro-ministro chinês apela aos EUA para que se evite guerra comercial

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse ter esperança de que as disputas com o Governo dos Estados Unidos (EUA), liderado por Donald Trump, possam ser resolvidas amigavelmente, e advertiu que uma "guerra comercial não beneficiará ninguém".

Primeiro-ministro chinês apela aos EUA para que se evite guerra comercial
Notícias ao Minuto

06:50 - 22/02/17 por Lusa

Economia Li Keqiang

Apesar das promessas de Trump de que vai subir os impostos sobre produtos importados da China, Li Keqiang disse que Pequim mantém uma "perspetiva otimística e estável" para o comércio com os EUA.

Li falava após um encontro com o seu homólogo francês, Bernard Cazeneuve, num dos raros momentos em que prestou declarações improvisadas aos jornalistas.

"Deixem os números falar", afirmou o primeiro-ministro chinês, referindo-se aos postos de trabalho nos EUA gerados pelo comércio entre os dois países.

"Temos fé de que, através do respeito mútuo e dentro de um modelo de cooperação baseado na igualdade, os atritos comerciais possam ser resolvidas amigavelmente", disse Li.

"Uma guerra comercial entre a China e os EUA não beneficiaria ninguém e não beneficiaria o mundo", afirmou.

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu subir os impostos sobre as importações chinesas em 40%, mas ainda não tomou uma ação formal.

O magnata considera que a atual ordem defraudou os cidadãos norte-americanos, expostos a competição desigual com trabalhadores estrangeiros que recebem salários mais baixos e a práticas comerciais injustas pela China e outros países.

A postura protecionista de Trump deu aos líderes chineses a oportunidade de se afirmarem como defensores do livre comércio, apesar das empresas estrangeiras se queixarem frequentemente das dificuldades em aceder ao mercado chinês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório