Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Santo Tirso acolheu 350 novas empresas desde finais de 2014

O presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, estimou hoje que tenham surgido no concelho 350 novas empresas e 2.500 a 3.000 novos postos de trabalho desde finais de 2014.

Santo Tirso acolheu 350 novas empresas desde finais de 2014
Notícias ao Minuto

18:45 - 13/02/17 por Lusa

Economia Câmara Municipal

"Procuramos apoiar o investimento, procuramos que o nosso município seja amigo das famílias e amigo das empresas (...) somos um município 'charneira' entre a Área Metropolitana do Porto e o Médio Ave, o que nos oferece um posicionamento estratégico e geográfico muito bom", disse Joaquim Couto que falava na conferência "Capacitar para Inovar e Internacionalizar".

A sessão decorre esta tarde na Fábrica de Santo Thyrso, uma antiga e emblemática fábrica têxtil de Santo Tirso que foi requalificada e agora acolhe projetos ligados à moda e ao empreendedorismo e criatividade.

Hoje, dezenas de empresários participam em debates promovidos pelo Invest Santo Tirso, gabinete da câmara que tem como missão captar investimentos através de benefícios ficais, tendo Joaquim Couto referido que no concelho surgiram 350 novas empresas e 2.500 a 3.000 novos postos de trabalho desde finais de 2014.

"O Invest já foi capaz de dinamizar investimentos no nosso município. O saldo é positivo. Além das empresas e dos empregos, destaco que Santo Tirso é um concelho exportador. Registou 540/550 milhões de euros de exportações no último ano ", disse Joaquim Couto.

O autarca acrescentou que nos últimos dez meses a taxa de desemprego deste concelho do distrito do Porto reduziu cerca 12% e, questionado sobre quais as áreas que estão a ser alvo de investimento, apontou a indústria de embalagem, a elétrica e metalomecânica, a informática, bem como o comércio de têxteis e de vinhos.

"Temos um corredor prioritário de aceleração de projetos e um pacote muito agressivo de redução de impostos, taxas, tarifas", disse o presidente da câmara, frisando que "esta não é uma iniciativa só para Santo Tirso, mas sim uma iniciativa do Vale do Ave".

Nesta conferência, que contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, foram assinados protocolos de cooperação com o município de Santo Tirso e a MODATEX - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, bem como com o Instituto Politécnico do Porto e a Agência Nacional de Inovação.

O programa também conta com um período destinado ao reconhecimento do estatuto PME Líder 2016 que foi atribuído a 55 empresas de Santo Tirso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório