Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Nem só os reformados vão receber mais. Os comissários europeus também

Ao mesmo tempo que em Portugal os pensionistas vão receber um aumento extraordinário de 10 euros e uma atualização de acordo com a inflação, em Bruxelas, os funcionários das instituições europeias também vão passar a receber mais.

Nem só os reformados vão receber mais. Os comissários europeus também
Notícias ao Minuto

08:05 - 04/12/16 por Bruno Mourão

Economia Salários

Nos últimos anos, a austeridade aplicada às economias da zona euro também chegou à Comissão Europeia. Depois de aumentos quase irrisórios até 2012, os anos de 2013 e 2014 foram de congelamento salarial; apenas no ano passado voltaram os aumentos, que segundo a TVI, vão voltar a repetir-se este ano. 

As informações recolhidas apontam para um aumento de 3,6% a partir de dezembro, mas com pagamentos retroativos desde julho. Ou seja, os trabalhadores vão receber um extra equivalente a 3,6% dos salários desde julho até dezembro deste ano. 

Como exemplo, a TVI menciona o caso das secretárias de topo nas instituições europeias: os salários brutos vão passar a ser de 4.600 euros mensais, aos quais se juntam 237 euros de alojamento, 397 euros por filho e 269 euros por cada filho em idade escolar. Se estiver a viver em Bruxelas como deslocada do seu país de origem, a secretária tem ainda direito a um subsídio de 736 euros por mês. 

O presidente da Comissão Europeia, membro mais bem pago da instituição, deverá passar a ganhar cerca de 31 mil euros por mês. 

Em declarações à TVI, o sindicato da Comissão mostrou-se surpreendentemente desiludido com a revisão salarial muito acima da inflação, afirmando que "não é um bom presente". Ainda assim, admite Félix Géradon, o aumento "é um reflexo do que se faz nos Estados-membros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório