Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Teimosia iraquiana pode travar corte de produção na OPEP

O acordo quase caiu nos últimos meses devido ao Irão, mas agora parece vir do Iraque o principal obstáculo ao entendimento formal.

Teimosia iraquiana pode travar corte de produção na OPEP
Notícias ao Minuto

08:44 - 24/10/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

A aproximação foi anunciada como praticamente concluída, a Arábia Saudita cantou vitória, o Irão mostrou otimismo e até os mercados fizeram disparar o petróleo, mas cerca de um mês depois da reunião informal na Argélia, o acordo para cortar a produção de crude na OPEP poderá estar prestes a cair por terra. 

De acordo com a Reuters, o Iraque é o grande culpado das dúvidas recentes, devido ao inesperado pedido para se juntar ao Irão, Nigéria e Líbia na lista de membros da OPEP isentos do corte de produção. O ministro iraquiano do petróleo queixa-se dos efeitos das várias guerras dos últimos anos no sector do petróleo e garante que até que seja recuperada a quota de mercado "roubada por outros países", o Iraque não apoiará o acordo. 

O governo iraquiano diz que a produção atual é inferior a 5 milhões de barris por dia, um valor que "estaria próximo dos 9 milhões se não fossem as guerras". 

Uma subida de produção desta magnitude seria totalmente impensável nos termos do entendimento, que visa reduzir a oferta de petróleo da OPEP em cerca de 500 mil a um milhão de barris por dia até ao final do próximo ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório