Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

DBRS preocupada com fraco crescimento e subida dos juros da dívida

Um responsável da agência de 'rating' DBRS mostrou-se preocupado com o aumento dos juros da dívida soberana e com o fraco crescimento de Portugal, apesar de considerar que a situação política é "bastante" estável.

DBRS preocupada com fraco crescimento e subida dos juros da dívida
Notícias ao Minuto

13:12 - 30/09/16 por Lusa

Economia Rating

Numa entrevista em Londres à agência Bloomberg, o economista-chefe e corresponsável dos 'ratings' soberanos da DBRS, Fergus McCormick, afirma que, apesar de politicamente Portugal parecer estar "bastante" estável, "infelizmente os juros da dívida soberana aumentaram e, portanto, também os custos de financiamento", e o crescimento na primeira metade do ano foi "metade do estimado".

Assim, "há dois pontos negativos e um positivo", explicou Fergus McCormick.

A DBRS vai rever a notação de 'rating' que atribui a Portugal, atualmente 'BBB' (baixa), em 21 de outubro, depois de a ter mantido na última revisão, abril último.

A avaliação do crédito da DBRS é fundamental para que Portugal possa participar no programa de compras de títulos de dívida pública do Banco Central Europeu.

Segundo o World Bond Indexes da Bloomberg, a dívida soberana de Portugal registou este ano o pior desempenho entre as das economias desenvolvidas devido às dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida, o débil crescimento económico e problemas não resolvidos com a banca.

A Bloomberg adianta que os juros da dívida soberana de Portugal a dez anos subiram 0,32 pontos percentuais para cerca de 3,36% em setembro, ou seja, o maior acréscimo mensal desde janeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório