Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mais problemas para o Wells Fargo: Desta vez, com militares

O Departamento de Justiça norte-americano aumentou a lista de preocupações para o odiado CEO John Stumpf.

Mais problemas para o Wells Fargo: Desta vez, com militares
Notícias ao Minuto

11:06 - 30/09/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

No espaço de duas semanas, o Wells Fargo passou de banco mais valioso do mundo para uma das mais odiadas instituições financeiras dos Estados Unidos. Tudo começou com a revelação de um esquema fraudulento de criação de contas, que permitiu aos 5.300 trabalhadores envolvidos a obtenção de bónus e a cobrança de comissões indevidas a milhares de clientes. 

Obrigado a pagar uma multa de quase 800 milhões de euros, o Wells Fargo viu-se no meio de um furacão mediático que não parece ter fim à vista. Segundo o Business Insider, hoje surgiram mais problemas para o banco de John Stumpf devido ao tratamento ilegal de contas e créditos a militares. 

Os membros do Exército norte-americano têm direito a condições bonificadas nos empréstimos e a maior margem de manobra no pagamento dos créditos; o Departamento de Justiça garante que ao longo dos últimos anos, o Wells Fargo violou várias vezes a lei aplicada a militares, ordenhando a penhora de bens sem autorização dos tribunais, não oferecendo taxas de juro bonificadas e cobrando de forma abusiva os pagamentos em falta. 

O banco vai agora ser obrigado a pagar quase nove mil euros a cada soldado afetado, para além de pagar o dinheiro perdido em carros ilegalmente confiscados e de limpar os créditos em falta. Além das indemnizações, o Wells Fargo vai também pagar duas multas ao Estado: uma de 3,6 milhões e outra de 17,9 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório