Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal em alta com Galp Energia e BCP em destaque

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje em alta, com as ações da Galp Energia e do BCP a liderarem os ganhos, a subirem 3,86% para 12,12 euros e 2,65% para 0,0155 euros.

Portugal em alta com Galp Energia e BCP em destaque
Notícias ao Minuto

09:32 - 29/09/16 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca das 9h15 em Lisboa, o PSI20 estava a subir 1,07% para 4.611,14 pontos, com 15 'papéis' a valorizarem-se, dois a caírem e um inalterado, depois de em 27 de junho ter terminado a sessão no mínimo de sempre de 4.260,13 pontos.

Na quarta-feira o regulador da energia disse que a Galp já tinha entregue a cópia atualizada dos contratos de gás natural em regime de 'take or pay'.

"A informação recebida será relevante para a tomada de futuras decisões regulatórias, nos setores regulados do gás natural e da eletricidade, tanto no plano da supervisão dos custos incorridos, como no plano da fixação de adequados mecanismos de incentivos regulatórios", lê-se no comunicado da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Para o abastecimento de gás natural em Portugal, os contratos de compra do gás feitos com a Argélia e Nigéria, são sobretudo em regime de 'take or pay', o que faz com que a Galp tenha de comprar a totalidade dos volumes pré-definidos ou pagar o respetivo preço mesmo que decida importar um menor volume, devido à queda das necessidades de gás.

As ações da Mota-Engil e da EDP eram outras das que maiores acréscimos registavam, estando a subir 2,03% para 1,661 euros e 1,15% para 2,999 euros, respetivamente.

Na Europa, as principais bolsas estavam hoje de manhã em alta, com os investidores animados pelo importante aumento do preço do petróleo desde a véspera depois dos países da OPEP terem alcançado em Argel um acordo para congelar a produção.

Os investidores também continuam atentos ao setor financeiro, depois dos dois maiores bancos alemães, Deutsche Bank e Commerzbank, se terem desvalorizado fortemente por atravessarem situações que suscitam dúvidas nos mercados.

O Commerzbank, o segundo maior banco alemão, poderia estar a estudar o corte de 9.000 empregos nos próximos anos e os 'papéis' do Deutsche Bank têm estado a cair devido às dúvidas que suscita a situação do banco, depois de o Departamento de Justiça norte-americano ter anunciado, em 15 de setembro, a aplicação de uma multa recorde, de 14.000 milhões de dólares, para saldar o litígio imobiliário desencadeado no início da crise financeira em 2008.

Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street terminou em alta na quarta-feira, com o Dow Jones a subir para 18.339,24 pontos, mais 0,61% do que na sessão anterior e depois de ter subido em 15 de agosto até aos 18.636,05 pontos, o nível máximo desde que foi criado.

O barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 48,75 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,12% do que no encerramento da sessão anterior.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a subir para 1,1226 dólares, contra 1,1188 na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório