Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Petróleo volta a ganhar força com aproximação na OPEP

Sauditas e iranianos parecem ter dado alguns passos importantes para chegar ao esperado entendimento de controlo de produção e os mercados reagiram com euforia.

Petróleo volta a ganhar força com aproximação na OPEP
Notícias ao Minuto

13:13 - 28/09/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Os membros da OPEP e a Rússia já avisaram repetidamente que as reuniões de hoje e amanhã na Argélia "não são uma negociação", mas isso não impede os mercados de reagirem a todos os pormenores divulgados sobre as conversas. 

Esta manhã, representantes sauditas falaram aos jornalistas e levantaram o véu sobre as duras trocas de argumentos com o Irão, que ainda assim estão a decorrer melhor do que o esperado. 

Teerão tem rejeitado sistematicamente apoiar um acordo de congelamento ou interrupção de produção, afirmando que quer chegar a um nível de refinação confortável antes de aceitar limitar a quantidade de petróleo produzido por dia. 

A Arábia Saudita parecia apostada em convencer os representantes iranianos da necessidade de controlar os preços com menos oferta, mas perante a recusa, parece agora mais aberta a chegar a um compromisso vantajoso para ambos os lados. O ministro do petróleo saudita admite que a distância entre as duas partes ainda é grande, mas as posições estão mais próximas após as conversas de hoje. 

Nos mercados, a reação às palavras de Khalid Al-Falih foi eufórica e empurrou o petróleo para os ganhos que tinham sido esquecidos na sessão de ontem. Em Nova Iorque, o crude está a subir 1,3% para os 45,25 dólares por barril e em Londres, o brent dispara 1,59% para uma média de 46,70 dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório