Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Wall Street fechou em alta na expetativa da reunião da Fed

A bolsa nova-iorquina fechou hoje com altas mínimas, com os investidores expectantes com o resultado final da reunião do comité de política monetária (FOMC, na sigla em inglês) da Reserva Federal (Fed).

Wall Street fechou em alta na expetativa da reunião da Fed
Notícias ao Minuto

22:45 - 20/09/16 por Lusa

Economia Nova Iorque

Os resultados definitivos da sessão, indicam que o Dow Jones Industrial Average progrediu 0,05% (9,79 pontos), para as 18.129,96 unidades, e o Nasdaq 0,12% (6,33), para as 5.241,35. O índice alargado S&P 500 valorizou 0,03% (0,64), para 2.139,76 pontos.

"Todos os olhos estão virados para o comité de política monetária da Fed, com a esperança de que não aumente as taxas", disse Howard Silverblatt, da S&P Dow Jones Indices.

Depois de ter mantido em suspenso os investidores durante várias semanas, o FOMC vai divulgar a sua decisão na quarta-feira, através de um comunicado, em que vai indicar se as taxas sobem ou se mantêm os atuais níveis.

Apesar de várias declarações de responsáveis da Fed, desde o início do mês, terem relançado pontualmente a ideia de uma subida das taxas, a maior parte dos intervenientes no mercado entende que o banco central norte-americano vai manter a sua política monetária.

"Penso que os números dececionantes sobre o imobiliário, saídos hoje de manhã, foram o último elemento de uma série de estatísticas económicas que não alimentam a perspetiva de uma subida das taxas pela Fed amanhã" (quarta-feira), disse Michael James, da Wedbush Securities.

A construção de casas novas nos EUA recuou mais do que previsto em agosto, indicou hoje o Departamento do Comércio, o que reforçou os prognósticos de uma Fed prudente.

"Se a Fed aumentar as suas taxas amanhã, para o que a maior parte dos investidores não está pronta, vamos ver certamente muitas vendas na bolsa", explicou Michael James.

Ao contrário, uma subida das taxas no futuro, designadamente em dezembro, suscita muito mais interrogações.

Os investidores vão estar assim atentos ao menor sinal no comunicado do FOMC e a seguir às afirmações da presidente da Fed, Janet Yellen, durante a habitual conferência de imprensa que se segue à reunião.

A Fed tem as taxas inalteradas depois de em dezembro de 2015 ter feito a primeira mexida, no caso para cima, em nove anos, o que no seu conjunto beneficiou os mercados acionistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório