Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Banco de Inglaterra mantém tudo igual na 'super quinta-feira'

O Banco de Inglaterra manteve hoje inalterada a política monetária, com a taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,25%, desde agosto, porque prevê que a economia britânica desacelere menos que o previsto em junho.

Banco de Inglaterra mantém tudo igual na 'super quinta-feira'
Notícias ao Minuto

14:39 - 15/09/16 por Lusa

Economia Divisas

Depois da reunião mensal de política monetária de hoje, o Banco de Inglaterra (BoE nas siglas em inglês) afirmou que espera uma menor desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido na segunda metade deste ano no seguimento de resultados melhores do que os previstos na altura da vitória do 'Brexit' em 23 de junho último.

Além da taxa de juro, o BoE manteve hoje inalterado o programa de estímulos à economia, com as compras de dívida pública e privada para um total de 435 mil milhões de libras esterlinas (515.000 milhões de euros), valor aumentado também em agosto último.

A decisão de manter inalteradas as iniciativas de agosto não surpreenderam os mercados, que esperam uma determinada inação até ver como evoluiu a economia.

O último corte da taxa de juro do BoE foi o primeiro desde março de 2009, quando passou para 0,50% para fazer frente à crise financeira internacional de então e quando também foi introduzido o programa de estímulos à economia.

O referendo sobre a União Europeia (UE) de junho último, ganho pelos apoiantes da saída do bloco europeu, provocou a queda da libra e o recuo do PIB, que por sua provocaram o aumento da inflação, atualmente em 0,6%.

O BoE prevê que o PIB cresça 2% este ano, devido ao bom comportamento entre janeiro a junho, e 0,8% em 2017, e que o desemprego, atualmente em 4,9%, aumente em 2017 para 5,4% e para 5,6& em 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório