Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Imobiliário e turismo português à conquista de Lyon, Lille e Nantes

A Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) vai realizar uma ação de promoção do imobiliário e turismo português nas cidades francesas de Lyon, Lille e Nantes a 20, 21 e 22 de setembro.

Imobiliário e turismo português à conquista de Lyon, Lille e Nantes
Notícias ao Minuto

10:53 - 10/09/16 por Lusa

Economia CCIFP

Carlos Vinhas Pereira, presidente da CCIFP, disse à Lusa que o objetivo é levar a oferta de imobiliário e turismo para outras cidades além de Paris, onde anualmente se realiza o Salão do Imobiliário e Turismo Português, que este ano teve a sua quinta edição em maio.

"O objetivo é conquistar ainda mais franceses. Todos os anos queremos fazer um 'road show' em três grandes cidades francesas para mostrar a oferta de imobiliário e a oferta turística em Portugal", explicou Carlos Vinhas Pereira.

O responsável disse que "nunca houve tantos franceses em Portugal", apontando que "36% da compra de casas em 2016 foi feita por franceses" e que a promoção do imobiliário português nos salões da CCIFP, desde 2012, tem contribuído "para reequilibrar os preços do imobiliário em Portugal que estavam muito baixos" e que "continua a ser interessante comprar porque ainda há uma grande diferença de preços com as grandes cidades europeias".

Os "trunfos" para convencer os franceses a comprar casa em Portugal são o poder de compra, o clima de segurança e as vantagens fiscais, nomeadamente, o estatuto do residente não habitual, lançado em janeiro de 2013, que permite uma isenção fiscal durante dez anos a qualquer reformado (do setor privado) da União Europeia, desde que prove que reside em Portugal 183 dias por ano e que não teve residência fiscal no país nos últimos cinco anos.

"Hoje em dia o nosso trunfo principal é a segurança que Portugal representa, o facto de não ter este clima de desconfiança. Isto é muito importante para os franceses que estão a passar alguns tempos complicados em termos de medo e desconforto nesta matéria. A parte fiscal é a cereja em cima do bolo. Depois é aumentar o poder de compra relativamente a França", descreveu.

Por outro lado, a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa quer "insistir junto da comunidade portuguesa" que o estatuto do residente não habitual "não é só para os franceses.

"O que está em causa é a residência fiscal, ou seja, eles têm direito também de aproveitar esta lei e hoje em dia eles não estão a aproveitar. Pior: muitos deles passam mais tempo em Portugal, podiam beneficiar para não pagar imposto e continuam a pagar imposto em França. Queremos fazer divulgação de informação junto da comunidade portuguesa que esta lei não é só para os franceses", sublinhou.

O presidente da CCIFP acrescentou que a iniciativa nas três cidades francesas também vai apresentar "oportunidades de investimento na hotelaria porque em algumas zonas já há falta de camas, como Lisboa e Algarve", sublinhando que "ainda há muito potencial a explorar".

De acordo com Carlos Vinhas Pereira, desde a primeira edição, em 2012, em Paris, o Salão do Imobiliário e Turismo Português foi responsável por "um volume de vendas imobiliárias de 1.300 milhões de euros" e este ano ronda "os 400 milhões de euros", com 25 mil franceses instalados em Portugal nos últimos anos.

As Jornadas do Imobiliário e Turismo Português vão realizar-se no Palais de la Bourse, em Lyon, a 20 de setembro, no Lille Grand Palais, em Lille, a 21 de setembro, e no Salon des Affaires Centre des Salorges, em Nantes, a 22 de setembro.

A Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa foi criada em 2005, em Paris, e conta com 500 membros, tendo uma delegação em Saint-Maxime, no sul de França, com 80 membros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório