Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mercado livre com mais clientes e um novo comercializador

O mercado liberalizado da eletricidade atingiu 4,58 milhões de clientes em junho, com um crescimento líquido de 37 mil clientes, e ganhou uma nova empresa, a Rolear, passando para 21 o número de comercializadores em atividade.

Mercado livre com mais clientes e um novo comercializador
Notícias ao Minuto

06:36 - 01/09/16 por Lusa

Economia Eletricidade

O relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, hoje divulgado, destaca que o consumo no mercado livre representa cerca de 91% do total registado em Portugal continental, tendo o número de clientes crescido 0,8% em junho face a maio e 12% face ao mês homólogo.

Praticamente a totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, o mesmo acontecendo com 79% dos consumidores domésticos (72% em junho de 2015).

O consumo mensal global em junho foi de 3.861 (gigawatts/hora), inferior ao do mês anterior, enquanto o consumo médio diário apresentou uma variação homóloga de 2,6%.

Em termos de consumo anualizado em mercado livre, registou-se uma redução de 163 GWh face a maio (para 39 624 GWh), o que significa um decréscimo de 0,4% face ao mês anterior e um crescimento de cerca de 2,2% face ao período homólogo.

Em junho, 48.331 clientes passaram a ser fornecidos por um comercializador do mercado livre (a uma média de 1.611 clientes por dia), uma entrada que corresponde a 177 GWh de consumo anualizado.

Já os 11.136 clientes que saíram -- correspondentes a saídas sem contrato, na sua quase totalidade -- representaram 46 GWh numa base anual.

Assim, o número de clientes em atividade no mercado livre aumentou em 37.195.

Foram ainda registadas 42.693 mudanças de carteira entre comercializadores do mercado livre.

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial continuou a ser o principal operador no mercado livre, mantendo a sua quota em número de clientes (85%) e aumentando ligeiramente em consumo (46%).

Em número de clientes, a Galp (5,7%) diminui a sua quota em 0,1 pontos e a Goldenergy (1,6%) reforçou na mesma proporção.

A Iberdrola manteve a liderança do segmento de grandes consumidores (25%), reforçando a quota em 0,4 pontos percentuais, enquanto a Endesa continua a ser líder no segmento de clientes industriais (26%), tendo também aumentado a sua quota em 0,2 pontos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório