Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Lucro da Ibersol duplica para 8,8 milhões de euros no primeiro semestre

A Ibersol obteve um resultado líquido de 8,8 milhões de euros entre janeiro e junho, um aumento de 113% face ao lucro de 4,1 milhões de euros obtido em igual período do ano passado, anunciou hoje a empresa.

Lucro da Ibersol duplica para 8,8 milhões de euros no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

19:00 - 30/08/16 por Lusa

Economia CMVM

"No final do primeiro trimestre foram recebidas compensações financeiras pelas perdas de tráfego originadas pela implementação de portagens nas ex-Scuts e, ainda, a devolução dos direitos de concessão, acrescidos dos juros inerentes, oportunamente pagos com a celebração de três contratos cujo objeto não chegou a concretizar-se", realçou a Ibersol.

Sem estes fatores extraordinários, "o resultado líquido ajustado do 1.º semestre é de 5,7 milhões de euros", isto é, uma subida homóloga de 39%, assinalou a empresa no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Já o EBITDA ajustado registou um aumento de 1,2 milhões de euros, tendo ascendido a 14 milhões de euros, ou seja mais 9,5% do que no semestre homólogo. A margem EBITDA ajustada situou-se em 12,9% do volume de negócios que compara com 13,1% no primeiro semestre de 2015.

O volume de negócios consolidado no primeiro semestre de 2016 ascendeu a 108,1 milhões de euros que compara com 97,6 milhões de euros no período homólogo de 2015.

"Com o mercado a manter a dinâmica evidenciada no primeiro trimestre, a Ibersol registou um crescimento do volume de negócios de 10,8%, com uma recuperação assinalável em Portugal. A evolução registada foi prejudicada pelo efeito da conversão cambial das vendas em Angola, consequência da desvalorização da moeda local", sublinhou a companhia.

E acrescentou: "A evolução favorável do mercado da restauração -- estima-se que a restauração organizada tenha crescido cerca de 4% e 2% em Portugal e Espanha, respetivamente - e o efeito da abertura de unidades de maior dimensão do que as unidades encerradas permitiu que a Ibersol tenha registado um aumento das vendas de restauração de 11%".

No final do primeiro semestre o grupo operava 372 restaurantes próprios, entre os quais se contam marcas como a Pizza Hut, o Burger King, o KFC e o Pasta Caffé.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório