Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Novos dados de exploração e dólar fazem petróleo disparar

O mercado petrolífero está a viver um dia muito positivo graças a pressões vindas dos Estados Unidos e da Escócia.

Novos dados de exploração e dólar fazem petróleo disparar
Notícias ao Minuto

12:29 - 30/08/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

O problema de oferta excessiva de petróleo nos mercados internacionais parece não ter uma solução à vista após a recusa do Irão em apoiar o plano de congelamento de produção da restante OPEP e da Rússia, mas os dados de exploração mostram que o desequilíbrio entre procura e reservas poderá ter uma solução de médio prazo. 

Segundo os dados da Wood McKenzie, consultora escocesa, as novas descobertas de petróleo em 2015 foram as mais escassas desde 1947, fazendo prever uma aproximação progressiva entre a quantidade de 'ouro negro' disponível e a quantidade que os consumidores pretendem adquirir. 

Num contexto de elevada produção, as empresas reduziram o orçamento para a exploração, mas a escassez de novas descobertas não é explicada apenas por este fator. 

Para melhorar o cenário para o petróleo, o dólar está a ganhar força com a previsível aproximação de um aumento dos juros nos Estados Unidos e com o ouro a perder 'encanto', a aposta no petróleo torna-se mais natural. 

Nos mercados, o crude de Nova Iorque está a ganhar 0,68% para os 47,3 dólares por barril, enquanto em Londres o aumento é de 0,49%, rumo a uma média de 49,5 dólares por unidade transacionável. A euforia de hoje inverte as perdas de ontem e pode contagiar os mercados norte-americanos na sessão desta tarde/noite.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório