Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Exportações são-tomenses cresceram 34% nos primeiros seis meses

As exportações de bens em São Tomé e Príncipe cresceram 34% no primeiro semestre deste ano, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), que cita dados da Direção do Comércio Externo.

Exportações são-tomenses cresceram 34% nos primeiros seis meses
Notícias ao Minuto

16:15 - 17/08/16 por Lusa

Economia INE

Para esse crescimento contribuiu o cacau, que continua a ser o principal produto de exportação do arquipélago, atingindo um total de 1.107 toneladas contra as 803 registadas no mesmo período de 2015.

França, Espanha e Países Baixos foram os destinos de exportação dos produtos são-tomenses, mas a França ocupa o lugar de maior consumidor destes produtos com 27%.

As importações de bens também cresceram em 9% relativamente ao mesmo período do ano anterior, sendo o arroz, farinha de trigo e açúcar os produtos alimentares mais importados nestes últimos seis meses, com Portugal e Angola na lista dos países que mais venderam estes produtos.

O arroz, recorda-se, é o produto alimentar mais consumido pela população são-tomense.

O governo japonês fornece todos os anos uma ajuda alimentar estimada em cerca de 1.300 toneladas desse produto que, entretanto, nunca é suficiente para abastecer durante um ano o mercado são-tomense, de cerca de 200 mil habitantes.

O preço de venda do arroz oferecido pelo governo nipónico é de 13 mil dobras (cerca de 60 cêntimos do euro), mas devido à grande procura, esse produto é importado pelos comerciantes que fixam preços que vão até 25 mil dobras, (pouco mais de um euro).

De acordo ainda com o INE, os combustíveis, minerais, máquinas, aparelhos, produtos agrícolas incluem-se também no grupo das importações efetuadas por São Tomé e Príncipe nos últimos seis meses.

No que diz respeito ao grupo dos combustíveis minerais houve uma diminuição de 6%, comparativamente com o mesmo período ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório