Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Novo Banco com prejuízos de 362,6 milhões de euros

O Novo Banco registou um prejuízo de 362,6 milhões de euros no primeiro semestre do ano, valor que compara com os 251,9 milhões de euros de prejuízo verificado no período homólogo do ano passado, divulgou hoje a instituição.

Novo Banco com prejuízos de 362,6 milhões de euros
Notícias ao Minuto

18:06 - 31/07/16 por Lusa

Economia Resultados

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco justifica que o resultado líquido foi influenciado negativamente pela "provisão para custos de reestruturação e pelo registo da totalidade do valor relativo à Contribuição Sobre o Setor Bancário e das contribuições para o Fundo de Resolução Nacional e Fundo Único de Resolução".

"Sem estes efeitos, o resultado do semestre seria negativo em 243,9 milhões de euros", refere o banco.

O resultado operacional foi positivo em 142,3 milhões de euros, superior a todo o resultado gerado em 2015 (125 milhões de euros), destaca o banco.

O produto bancário situou-se em 446,5 milhões de euros, equivalente a uma subida de 7,7% face ao período homólogo, "com o resultado financeiro a evidenciar um crescimento de 22% e a representar 59% deste agregado".

Os resultados de operações financeiras foram positivos em 60,6 milhões de euros.

Já os custos operativos, no montante de 304,2 milhões de euros, representam uma diminuição de 23,4% face ao período homólogo do ano anterior, "refletindo o esforço empreendido pelo grupo, nomeadamente, na redução do número de colaboradores, na simplificação e melhoria de processos e na otimização da estrutura operativa e comercial".

As provisões totalizaram 576,7 milhões de euros, uma subida de 112,3% face ao semestre homólogo (de 271,6 milhões de euros), e incluem uma provisão para custos com o processo de reestruturação em curso, no valor de 109,6 milhões de euros.

Os depósitos de clientes, segundo o banco, totalizaram 25,1 mil milhões de euros, próximo do registado em março de 2016, "estabilizado após a quebra verificada no 1.º trimestre, reflexo da diminuição dos depósitos de grandes empresas e institucionais influenciada pela política de redução de preço que tornou a oferta neste segmento menos competitiva e pelas repercussões da retransmissão de cinco emissões seniores para o perímetro do BES".

No segmento de particulares, apresentou um crescimento de cerca de 500 milhões de euros no trimestre, segundo o banco.

O rácio de crédito vencido há mais de 90 dias/ crédito total foi de 15,7%, com o respetivo rácio de cobertura por provisões a situar-se em 104,3%, enquanto a cobertura do crédito a clientes por provisões era de 16,4%.

O crédito em risco representava 23,9% do total da carteira de crédito e a cobertura situou-se em 68,5%.

Os custos com pessoal totalizaram 157 milhões de euros (-23,2% face a junho de 2015), para o que contribuiu a redução, face a 30 de junho de 2015, de 1.202 colaboradores (dos quais 203 relativos a atividades em descontinuação).

Face a novembro de 2015,a redução efetiva até junho de 2016 foi de 880 colaboradores (não incluindo os colaboradores das atividades em descontinuação).

O Novo Banco está em processo de venda, tendo os interessados em adquirir a instituição apresentado propostas até final do passado mês de junho. Segundo divulgou então o Banco de Portugal, foram quatro as ofertas recebidas, não tendo contudo relevado de quem se tratam.

O Banco de Portugal tinha como objetivo concretizar a venda do Novo Banco este verão, depois de o processo ter sido suspenso em setembro do ano passado, sendo que a Comissão Europeia deu mais um ano para o processo ser concluído, até agosto de 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório