Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Lucros de motor de busca Baidu recuaram 34% após escândalo

Os lucros do motor de pesquisa chinês Baidu recuaram 34% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2015, após o escândalo que envolveu o seu modelo de gestão de tráfego pago.

Lucros de motor de busca Baidu recuaram 34% após escândalo
Notícias ao Minuto

08:22 - 29/07/16 por Lusa

Economia Resultados

Em maio passado, a empresa foi investigada pelas autoridades e alvo de fortes críticas na imprensa chinesa, depois da morte de um jovem estudante que recorreu a um tratamento, que se revelou ineficaz, induzido por uma pesquisa no Baidu.

A terapia em causa aparecia em segundo lugar da lista de resultados.

O Governo chinês anunciou, entretanto, um controlo mais apertado da publicidade 'online', enquanto o Baidu passou a verificar os seus clientes.

"O Baidu enfrentou desafios no segundo trimestre, com regulação mais restrita nos setores da saúde e publicidade na Internet a afetarem as nossas operações comerciais", apontou o presidente da empresa, Robin Li, em conferência de imprensa.

Entre março e junho, os lucros fixaram-se em 2,4 mil milhões de yuan (328 milhões de euros), uma queda de 34,1%, em termos homólogos, anunciou a empresa em comunicado.

"A implementação de novas regulações e padrões mais exigentes, que nós impomos proativamente para tornar as nossas plataformas mais robustas, deverão reduzir as nossas receitas nos próximos dois ou três trimestres", afirmou Li.

Os reguladores chineses exigiram que o Baidu alterasse a forma como a empresa organiza a lista de resultados, após a morte de Wei Zexi, de 21 anos.

Wei tinha um cancro raro e encontrava-se em estado terminal, quando a sua família encontrou uma imunoterapia num hospital de Pequim, através de uma pesquisa no Baidu.

Após ter descoberto que o tratamento era ineficaz, Wei acusou o Baidu de organizar a sua lista de resultados de acordo com o dinheiro pago pelas empresas.

O tráfego pago é um modelo de publicidade na Internet em que o motor de pesquisa recebe dinheiro por cada vez que um usuário acede aos portais que surgem em destaque.

Aquele esquema, que se distingue do tráfico orgânico, que define a ordem unicamente através do número de visitas, é a principal fonte de receitas do Baidu, segundo a imprensa chinesa.

No entanto, ao contrário do Google, líder mundial, e outros motores de pesquisa, o Baidu não assinala os resultados pagos, apontaram os regulares.

O Governo chinês anunciou, entretanto, que vai implementar uma nova lei para a publicidade 'online', enquanto o Baidu aumentou os requisitos para clientes do setor da saúde, que deverá estender a outras áreas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório