Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Josefinas abre loja em Nova Iorque e arranca ano a crescer 200%

A marca portuguesa de calçado Josefinas abriu oficialmente esta quinta-feira a sua primeira loja, em Nova Iorque, continuando um ano de expansão que começou em janeiro com um crescimento de 200% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Josefinas abre loja em Nova Iorque e arranca ano a crescer 200%
Notícias ao Minuto

06:35 - 22/07/16 por Lusa

Economia Calçado

"A partir de 2014, começámos a perceber que queríamos um espaço que as pessoas pudessem visitar, experimentar os nossos sapatos e entrar no universo Josefinas. Na altura, decidimos que seria em Nova Iorque. Porque não?", disse Sofia Oliveira à Lusa.

Desde essa altura que as três sócias, Filipa Júlio, Maria Cunha e Sofia Oliveira, têm no seu escritório em Vila Nova de Gaia uma placa que anuncia a abertura da loja na cidade dos EUA em 2016.

Apesar de a empresa não revelar valores da faturação, a responsável diz que a marca cresceu em Janeiro "200% face ao período homólogo" e que "prevê uma taxa de crescimento para o resto do ano muito positiva."

Os Estados Unidos são o principal mercado da marca, com cerca de 35% das vendas. Segue-se a Europa, com Reino Unido e Portugal em lugar de destaque. Recentemente, as vendas têm crescido em mercados como Singapura, Hong Kong e Austrália.

A loja fica no número 252 da Elizabeth Street Elizabeth Street, na zona 'downtown' de Nova Iorque, num bairro chamado "Nolita", junto ao SoHo, onde muitas outras marcas conhecidas se concentram.

Segundo Sofia, "é o lugar ideal para uma marca de luxo se assumir e estabelecer".

O espaço foi o primeiro que as fundadoras visitaram no início do ano. Logo depois contrataram o arquiteto Christian Lahoud, que já trabalhou com marcas como a Tiffany's, Guccy e Jimmy Choo.

O resultado é um espaço feminino, em tons rosa e pastel, com objetos criados pelo artesão português Jorge Direito, que recriou em cobre ramos e árvores reais que decoram o espaço.

"Estamos muito contentes. É um espaço especial, elegante, a materialização da marca. Vamos poder acolher as nossas clientes e mostrar um pouco mais daquilo que é as Josefinas", diz Sofia Oliveira.

No símbolo que anuncia a loja na rua, logo abaixo do nome da marca, está escrito Portugal.

"Não usamos o nome Portugal porque achamos ser um trunfo, mas porque temos verdadeiramente orgulho e achamos que representa um conjunto de valores que estão associados à nossa marca", explica.

Os valores do investimento não são revelados, mas a abertura surge na sequência da ronda de investimento levantada da Portugal Ventures em novembro de 2015, financiamento destinado à internacionalização da marca e que pode chegar aos 1,5 milhões de euros.

A loja abriu a 100% esta quinta-feira, mas na sexta-feira passada acolheu um evento privado em que recebeu membros da imprensa especializada e algumas clientes especiais, como as 'bloggers' Garance Doré ou Patricia Chang.

A marca, que ficou conhecida pelas suas sabrinas feitas em S. João da Madeira, lança novos modelos todos os meses e tem neste momento cerca de 50 modelos.

Em cerca de três anos, conseguiu destaque nas principais revistas de moda, como a Vogue, a W ou a Elle, e nos maiores blogues internacionais, como o Blonde Salad ou Man Repeller.

"Temos uma história especial e, ao longo dos anos, fomos inspirando outras mulheres a fazer o mesmo. Queremos que as nossas clientes sintam que fazem parte desta história e que podem conquistar o mundo", diz Sofia.

A Josefinas, que não tem planos para estabelecimento em Portugal, torna-se assim a primeira marca nacional liderada por mulheres a abrir uma loja na cidade de Nova Iorque.

Sofia Oliveira diz que "é a forma perfeita de dizer que as Josefinas estão aqui para ficar".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório