Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Mecanismo de Estabilidade vai analisar programas de resgate encerrados

O Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) decidiu hoje mandatar a entidade para levar a cabo uma análise dos programas de assistência financeira já "fechados", entre os quais o "resgate" a Portugal, entre 2011 e 2014.

Mecanismo de Estabilidade vai analisar programas de resgate encerrados
Notícias ao Minuto

17:22 - 16/06/16 por Lusa

Economia MEE

Na sua reunião anual, celebrada hoje no Luxemburgo antes de uma reunião do Eurogrupo, o Conselho de Governadores do MEE, constituído pelos ministros das Finanças da zona euro, decidiu levar a cabo uma avaliação aos programas de assistência prestados no quadro do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e do MEE, tendo para tal conferido um mandato ao mecanismo permanente de estabilidade, que prevê uma análise a todos os programas já encerrados, ou seja, à Irlanda, a Espanha, a Portugal e a Chipre.

"Esta avaliação compreenderá e comparará todos os programas completados, não sendo uma análise país por país", indicou hoje o MEE, acrescentando que a análise será levada a cabo por uma equipa de avaliação que terá acesso a todos os sistemas, documentos e dados relevantes.

De acordo com o presidente do Conselho de Governadores do MEE (e presidente do Eurogrupo), Jeroen Dijsselbloem, "o objetivo desta avaliação é examinar cuidadosamente a assistência financeira presta nos programas passados e retirar ilações dessa experiência, com o objetivo de melhorar a sua eficiência e eficácia no futuro".

"Uma apreciação crítica e independente dos programas é um exercício importante para os 19 Estados-membros da zona euro, que são os acionistas do MEE", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório