Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

EDP Renováveis faz sorrir acionistas graças a um aumento dos lucros

Empresa liderada por João Manso Neto fechou o primeiro trimestre com ganhos reforçados.

EDP Renováveis faz sorrir acionistas graças a um aumento dos lucros
Notícias ao Minuto

10:23 - 04/05/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira e Lusa

Economia Resultados

O primeiro trimestre acabou com a EDP Renováveis a ganhar mais dinheiro do que no mesmo período do ano passado. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a empresa do grupo EDP revelou lucros de 75 milhões de euros, mais 32% do nos primeiros três meses do ano passado. 

A EDP Renováveis teve um resultado operacional (EBIT) de 232 milhões de euros (mais 35% do que no primeiro trimestre de 2015), beneficiada pela produção energética mais alta nos principais mercados. 

O resultado operacional (EBITDA) chegou aos 379 milhões de euros, acima dos 295 milhões observados um ano antes, um sinal da força da empresa liderada por João Manso Neto.

No primeiro trimestre, a EDP Renováveis produziu 7,5 TWh (terawatts/hora) de energia limpa, que comparam com os 5,8 TWh produzidos em igual período do ano passado, ou seja, mais 30%.

Este aumento na produção, segundo a empresa, "beneficiou das adições de capacidade durante os últimos 12 meses e do fator de utilização mais elevado registado em todas as regiões".

O preço médio de venda no período totalizou os 61 euros/MWh, uma queda de 7% relativamente ao primeiro trimestre do ano passado, "espelhando as diferentes dinâmicas dos parques em operação".

Na Europa, explica, o decréscimo de 7% no preço médio de venda reflete, principalmente, o menor preço de mercado em Espanha devido às condições climatéricas e a consolidação dos ativos da Eneop em Portugal.

Na América do Norte, continua, o decréscimo de 9% (em dólares) é explicado pela nova capacidade com CAE (produção mais elevada face a preços) e pela evolução dos preços de mercado.

No Brasil, o decréscimo de 2% "reflete um limite superior no imposto sobre as receitas num parque de 70 MW", acrescenta.

No final de março, a EDP Renováveis geria uma carteira de ativos de 9,7 GW em 10 países, dos quais 5,1 GW na Europa, 4,4 GW na América do Norte e os restantes no Brasil.

As ações da EDP Renováveis seguiam às 09:27 a avançar 1,94% no Euronext Lisbon, para 6,83 euros.

[Notícia atualizada às 10h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório