Se usa estes browsers vai ter de mudar para poder declarar o IRS

Alerta foi feito pela Autoridade Tributária.

© PixaBay
Economia Fisco

Se é utilizador do Google Chrome ou do Microsoft Edge não estranhe se não conseguir tratar da entrega da declaração de IRS online. Vai ter mesmo que mudar de browser, pelo menos, para tratar das contribuições ao Estado.

PUB

É a própria Autoridade Tributária que informa sobre esta dificuldade. “Em meados de 2015 alguns fabricantes de browsers (…) anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI”, usada pelo Fisco.

As versões mais atuais do Google Chrome e do Microsoft Edge “não suportam as Java Applets utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais” e, como a aplicação de recolha do IRS é de “elevado grau de complexidade”, o Fisco explica que “não foi possível promover a adoção de uma nova solução tecnológica a tempo” sem correr o risco de comprometer o processo.

A Autoridade Tributária escreve ainda em comunicado que “continua a trabalhar em soluções que possibilitem a utilização generalizada nos vários browsers de modo a garantir uma maior universalidade para todos os contribuintes”.

No entretanto, lembram as Finanças, é possível "instalar gratuitamente outros browsers, como o Internet Explorer, o Firefox ou o Safari (para quem usa Mac OS X)" ou a utilizar a "aplicação off-line de preenchimento da declaração do IRS".

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser