Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Desvalorização do yuan é apropriada, mas tem implicações

O presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, William Dudley, disse hoje que a recente desvalorização do yuan é apropriada, mas que tem "grande implicação para a economia global".

Desvalorização do yuan é apropriada, mas tem implicações
Notícias ao Minuto

23:20 - 12/08/15 por Lusa

Economia Estabilidade

William Dudley considerou, contudo, que a decisão das autoridades chinesas é apropriada, tendo em conta os sinais de debilidade que a economia da China está a dar.

"Tem implicações que vão muito além da China, tem grandes implicações para a economia global", afirmou o presidente da influente Reserva Federal de Nova Iorque.

O Banco Popular da China desvalorizou hoje, pelo segundo dia consecutivo, o yuan, o que provocou quedas generalizadas nas bolsas mundiais.

Se a economia chinesa está mais débil do que o esperado pelas autoridades, disse William Dudley, "provavelmente não é inapropriado para a moeda ajustar-se a essa debilidade", acrescentando que o que se estava a passar é que o yuan se estava a valorizar em relação ao dólar.

Apesar de a China esperar uma taxa de crescimento económico de cerca de 7% para este ano, os recentes dados apontam para uma taxa menor, com o Fundo Monetário Internacional a indicar 6,8%.

A desvalorização do yuan visa estimular a atividade económica através do abrandamento das exportações e melhorar a competitividade dos produtos chineses no estrangeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório