Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

2023. Confirmada contração de 0,3% do PIB do Reino Unido no 4.º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,3% entre outubro e dezembro do ano passado, segundo a segunda estimativa da agência nacional de estatística britânica (ONS) hoje publicada.

2023. Confirmada contração de 0,3% do PIB do Reino Unido no 4.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:54 - 28/03/24 por Lusa

Economia Reino Unido

Este valor é o mesmo que o primeiro divulgado em fevereiro passado, quando foi confirmado que o Reino Unido entrou em recessão técnica no final de 2023, após dois trimestres consecutivos de contração económica.

Segundo o chefe de estatística da ONS (Office for National Statistics), Liz McKeown, os números atualizados do PIB mostram que não houve alteração no crescimento trimestral e mostram que as poupanças das famílias continuam elevadas, "com os rendimentos a aumentar no último trimestre do ano passado".

O ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, reconheceu que o ano passado "foi difícil porque as taxas de juro tiveram de subir para reduzir a inflação", mas que se pode ver que o plano do Governo está a funcionar.

"A inflação caiu decisivamente de mais de 11% para 3,4%, a economia cresceu em janeiro e os salários reais aumentaram durante oito meses consecutivos", adiantou.

O Banco de Inglaterra mantém as taxas de juro em níveis elevados como forma de controlar a inflação, que caiu para 3,4% nos 12 meses até fevereiro último, contra 4% em janeiro deste ano.

O banco espera que a inflação fique ligeiramente abaixo do seu objetivo de 2% no segundo trimestre de 2024.

Leia Também: Registado recorde de travessias no Canal da Mancha no 1.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório