Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Centros comerciais representaram 7% do emprego em Portugal em 2022

Estudo foi desenvolvido pela CBRE e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais.

Centros comerciais representaram 7% do emprego em Portugal em 2022
Notícias ao Minuto

10:08 - 19/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Centros comerciais

Os centros comerciais representaram 38% das vendas do comércio a retalho e 7% do total do emprego em Portugal em 2022, de acordo com um estudo desenvolvido pela CBRE e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), divulgado na segunda-feira. 

"Este estudo revela que os centros comerciais evoluíram ao longo das décadas para se tornarem verdadeiros centros multifuncionais, oferecendo experiências de compra integradas, iniciativas sociais, entretenimento e apoio a causas comunitárias. Os Centros Comerciais de hoje são o resultado de uma crescente evolução no sentido de se adaptarem às novas realidades sociais e económicas", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O estudo revela ainda que, apesar do crescimento acentuado do e-commerce, os "consumidores portugueses têm ainda preferência pela experiência presencial, sendo que em 2022 as compras online totalizam € 4.169M (8%), e as compras em loja representam € 47.306M (92%)".

O setor conta com mais de 3,8 milhões de metros quadrados de área brutal locável em Portugal, distribuídos por 173 centros comerciais em operação.

"Os centros comerciais representaram 38% das vendas do comércio a retalho em Portugal em 2022, empregando cerca de 368.000 pessoas, o que equivale a 80% da força de trabalho do comércio a retalho e 7% do total do emprego nacional. Considerando o contexto europeu, e o ano 2023, o estudo mostra que o investimento em retalho organizado representou 45% do investimento total em imobiliário de retalho", pode ler-se.

Leia Também: UNESCO: Países devem combater iliteracia tecnológica e regular IA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório