Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

UNESCO: Países devem combater iliteracia tecnológica e regular IA

Uma especialista da UNESCO considerou que as desigualdades do mundo real estão a ser reproduzidas no mundo digital, defendendo que os países em desenvolvimento devem investir no combate à iliteracia tecnológica e regular a Inteligência Artificial (IA).

UNESCO: Países devem combater iliteracia tecnológica e regular IA
Notícias ao Minuto

10:04 - 19/03/24 por Lusa

Tech Inteligência Artificial

Em declarações à agência Lusa, a diretora-geral adjunta de Ciências Sociais e Humanas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultua (UNESCO), Gabriela Ramos, referiu que é importante que os países em desenvolvimento e emergentes invistam na inovação, mas ao mesmo tempo capacitem os cidadãos.

A regulação da Inteligência Artificial "não se trata de um debate tecnolo´gico, mas de um debate social", continuou a responsável.

"A responsabilidade de criar um quadro que proteja as pessoas, os direitos humanos e a dignidade humana e´ dos governos", afirmou a especialista pela construção de sociedades inclusivas, que supervisiona o desenvolvimento da ética na inteligência artificial.

Segundo Gabriela Ramos, o desenvolvimento da IA, por exemplo com o ChatGPT, surgiram preocupações sobre os riscos e a ampliac¸a~o de desigualdades e estereo´tipos.

"Não se pode simplesmente transportar o que esta´ a ser desenvolvido numa outra cultura e numa outra realidade econo´mica e social para pai´ses que podem estar a enfrentar desafios muito diferentes", defendeu. 

De acordo com a responsável, muitos dos países em desenvolvimento em África e na Ásia com os quais a UNESCO trabalha reconhecem a necessidade de investir mais em tecnologia, mas também na capacitação dos cidadãos na utilização estas ferramentas.

Para Gabriela Ramos, quando este tipo de tecnologias é bem desenvolvido e utilizado para resolver problemas, pode economizar recursos e aumentar a qualidade de vida das pessoas.

Em novembro de 2021, a UNESCO aprovou uma série de recomendações sobre a ética na Inteligência Artifical, nomeadamente sobre a necessidade de respeitar os direitos humanos.

A responsável considerou que estas recomendações são a única norma global para controlar e reforc¸ar as capacidades dos governos para conduzir a revolução digital de forma ética.

Leia Também: África não dispõe de meios para lidar com ameaças da IA, diz investigador

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório