Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Preço do petróleo Brent sobe para níveis de novembro

O preço do petróleo Brent, a principal referência na Europa, subiu hoje ao mesmo nível do início de novembro passado, para cerca de 86 dólares por barril, segundo dados do mercado.

Preço do petróleo Brent sobe para níveis de novembro
Notícias ao Minuto

13:18 - 18/03/24 por Lusa

Economia Petróleo

Às 12h30 em Lisboa, o barril de Brent para entrega em maio estava a cotar-se a 85,78 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,52% que na sexta-feira e depois de ter chegado hoje a ser transacionado a 86,29 dólares.

O barril de petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI), o mais utilizado no mercado norte-americano, também atingiu hoje níveis de novembro, já que foi negociado hoje a 81,58 dólares.

O diretor executivo da ActivTrades Europe, Ricardo Evangelista, afirma que "as preocupações com o abastecimento foram exacerbadas no fim de semana, após ataques adicionais às refinarias russas, resultando numa redução estimada de 7% na produção do país".

"Por outro lado, as previsões da procura foram revistas em alta, apoiadas pelas expectativas de taxas de juro mais baixas nos EUA no primeiro semestre do ano e por uma recuperação económica global", acrescenta, numa análise à subida do preço do petróleo.

Ricardo Evangelista estima que tendo em conta que a Agência Internacional de Energia prevê agora um défice de oferta em 2024, o preço do barril deverá manter-se em alta, com a reunião da Fed desta semana a ocupar o centro das atenções.

"Qualquer indicação de um potencial corte nas taxas no primeiro semestre do ano poderá impulsionar ainda mais os preços", prevê Evangelista.

Quanto ao gás natural Ttf, estava a ser negociado a 28,64 euros por megawatt-hora, mais 4,15% que no final da sessão de sexta-feira.

Esta evolução segue-se à subida de 4% do petróleo Brent na semana passada e à subida de 7% da produção industrial chinesa em fevereiro último, quando o desemprego chinês aumentou duas décimas de ponto percentual, coincidindo com o Ano Novo.

As vendas a retalho na China caíram quase dois pontos para 5,5%.

[Notícia atualizada às 14h39]

Leia Também: Sonangol em Houston para captar investidores no setor energético

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório