Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Wall Street fecha em baixa mas entusiasmada com a inteligência artificial

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, apesar de a descida ter sido suavizada pela afirmação de alguns valores das empresas tecnológicas.

Wall Street fecha em baixa mas entusiasmada com a inteligência artificial
Notícias ao Minuto

23:16 - 04/03/24 por Lusa

Economia Mercado

No final da sessão, os resultados definitivos que o índice tecnológico Nasdaq perdeu 0,41%, o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,25% e o alargado S&P500 baixou 0,12%.

Em termos gerais, o momento bolsista arrefeceu depois da excitação da semana passada, alimentada pelas perspetivas de descida da taxa de juro de referência da Reserva Federal (Fed) e pelo facto de a economia dos EUA até agora ter afastado as previsões da sua entrada em recessão. Ao mesmo tempo, um entusiasmo desenfreado com a inteligência artificial (IA) catapultou alguns os títulos destas empresas para níveis estratosféricos.

Aquelas descidas dos índices bolsistas foram mitigadas pela subida em mais de três por cento da fabricante de processadores Nvidia e da Super Micro Computer, cuja cotação 'disparou' 18%, depois de ser conhecido que iria passar a integrar o S&P500 no final deste mês.

"O mercado está eufórico com a IA", realçou Savita Subramanian, estratega de investimentos no Bank of America [BofA]. Este pode ser um sinal preocupante, porque demasiada excitação pode levar as cotações para níveis muito elevados, causando desapontamento mais tarde.

"O 'bull market' [expressão do jargão bolsista que designa um mercado em alta forte, em contraste com o 'bear market', um mercado no oposto, de baixa persistente] acaba em euforia", afirmou Subramanian, em um relatório do BofA.

Mas esta euforia parece, por enquanto, estar concentrada na IA e em outras poucas áreas.

Em todo o caso, elevou a sua previsão para 2024 relativa ao S&P500, do qual espera que acabe o ano em 5.400 pontos, que compara com a sua previsão inicial de cinco mil pontos.

Porém, para esta semana estão previstos vários eventos que podem interferir com a disposição reinante entre os investidores.

Já na quarta-feira, o presidente da Fed, Jerome Powell, vai ao Congresso fazer uma intervenção sobre política monetária.

Leia Também: Wall Street inicia sessão em baixa após alcançar níveis inéditos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório