Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Menos pontual? CP garante que tem "aumentado n.º de comboios" a circular

A transportadora diz que em 2023 havia 442 unidades em circulação, mais 18% do que em 2019 - e justifica as questões relacionadas com a redução da pontualidade e regularidade.

Menos pontual? CP garante que tem "aumentado n.º de comboios" a circular
Notícias ao Minuto

11:30 - 15/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia CP

A CP - Comboios de Portugal assegurou, esta segunda-feira, que tem aumentado o número de comboios em circulação, negando assim as "informações que têm circulado". A transportadora diz que em 2023 havia 442 unidades em circulação, mais 18% do que em 2019. 

"Contrariamente às informações que têm circulado, a CP tem, de facto, aumentado o número de comboios em circulação. Em 2019, a frota ativa da CP era composta por 375 unidades, incluindo 240 automotoras, 26 locomotivas e 109 carruagens. Este número tem vindo a crescer consistentemente ao longo dos anos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Até ao final do terceiro trimestre do ano passado, a frota ativa da CP compreende 244 automotoras, 44 locomotivas e 154 carruagens, ou seja, mais 67 unidades do que em 2019, representando um aumento de 18%.

"Este crescimento, fruto do trabalho árduo dos trabalhadores da CP, refuta claramente a noção de que há uma redução no número de comboios em circulação", pode ler-se no mesmo comunicado. 

A empresa acrescenta ainda que a "robustez deste crescimento é ainda mais evidente quando analisamos os números de passageiros transportados".

"Em 2019, a CP transportou 144,8 milhões de passageiros. Em 2022, atingiu-se o maior número de passageiros dos últimos 20 anos, ultrapassando o valor de 2019 em cerca de 3,2 milhões. Prevê-se que, apesar das greves e outros constrangimentos, o ano de 2023 tenha números significativamente superiores em alguns milhões de passageiros. Estes marcos só foram possíveis devido ao aumento e à eficiente gestão da frota", pode ler-se. 

Menos pontualidade e regularidade? CP justifica-se

A CP admite que, "nos últimos anos, registaram-se algumas alterações nos índices de pontualidade e regularidade" e lembra que a "maioria destas questões deve-se a causas externas à operação dos comboios".

Pontualidade e regularidade dos comboios agravou-se entre 2019 e 2022

A pontualidade e a regularidade dos comboios piorou "em praticamente todos os serviços" entre 2019 e 2022, mantendo-se os comboios realizados em 2022 abaixo dos valores pré-pandemia, segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Lusa | 11:59 - 08/01/2024

"Em 2023, por exemplo, 90,4% das supressões deveram-se a greves, enquanto as restantes resultaram de acidentes, incidentes com passageiros e intempéries. Apenas 2,5% estão relacionadas com avarias no material circulante. Quanto aos atrasos, a grande maioria é consequência de obras de modernização nas vias-férreas, a cargo do gestor da infraestrutura que, apesar de temporariamente impactantes, são essenciais para a melhoria contínua da rede ferroviária", pode ler-se. 

"Com isto, não pretendemos desculpar-nos, mas sim clarificar a situação atual. Reconhecemos que ainda há desafios a serem superados e aspiramos a um serviço ainda mais eficiente. Contudo, é essencial reconhecer a dedicação e o esforço diários de cada trabalhador da CP, que juntos garantem a operação de cerca de 1350 comboios diariamente", conclui a transportadora. 

Leia Também: Pontualidade e regularidade dos comboios agravou-se entre 2019 e 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório