Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 16º

Crescimento dos EUA revisto em alta para 5,2% no 3.º trimestre

O crescimento económico dos Estados Unidos foi mais forte do que o inicialmente anunciado no terceiro trimestre, atingindo 5,2% em ritmo anualizado, indica uma segunda estimativa publicada hoje pelo Departamento do Comércio.

Crescimento dos EUA revisto em alta para 5,2% no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

16:46 - 29/11/23 por Lusa

Economia EUA

A primeira estimativa dava conta de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,9%, muito acima do registado no trimestre anterior. Entre abril e junho, a economia tinha avançado a um ritmo de 2,1%.

Os Estados Unidos privilegiam o ritmo anualizado, que indica o crescimento que seria atingido no ano todo a esta cadência.

Outras economias avançadas comparam apenas cada trimestre com o anterior, o que representaria um crescimento de 1,3% para os Estados Unidos no terceiro trimestre (contra 1,2% na primeira estimativa).

A revisão em alta ficou acima do previsto, uma vez que os analistas antecipavam um crescimento de 5%, segundo a MarketWatch.

O crescimento foi impulsionado pelos gastos dos consumidores, o principal motor da economia norte-americana.

No entanto, a expansão do PIB pode desacelerar em 2024, devido às medidas adotadas pelo banco central norte-americano para travar a inflação.

A subida das taxas de juro encetada pela Reserva Federal (Fed) em março de 2022 demora algum tempo até se fazer sentir em pleno na economia real.

As taxas de juro estão entre 5,25% e 5,50% desde julho passado. A Fed optou por não fazer alterações nas reuniões de setembro e de novembro para não penalizar demasiado a atividade económica.

A próxima reunião do banco central será nos dias 12 e 13 de dezembro e é provável que os juros permaneçam no mesmo nível.

Leia Também: OCDE baixa previsões para a Europa, que demorará mais tempo a recuperar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório