De acordo com os dados provisórios hoje divulgados pelo banco central sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, em maio, os montantes de novos créditos pessoais avançaram 11%, para 355 milhões de euros, face a abril.
Já o montante para operações de novo crédito automóvel subiu 15,9% para 328 milhões de euros, comparativamente ao mês anterior.
No mesmo sentido, o montante dos cartões e descoberto aumentou 12,4%, para 126 milhões de euros, face a abril.
Em maio deste ano houve 152.042 novos contratos de crédito aos consumidores, um número 8,7% acima do registado 12 meses antes e 12,6% superior ao de abril.
Por categorias, foram contratados em maio 80.109 créditos no segmento cartões e descoberto (mais 11,5% face a abril), 51.025 créditos pessoais (+13,2%) e 20.908 créditos automóvel (+15,1%).
Do total de novos contratos de crédito em maio, 4,3% foram contratos subvencionados, a mesma percentagem registada em abril e contra 4,6% um ano antes.
"Os contratos de crédito subvencionados são celebrados entre a instituição de crédito e o consumidor, mas parte do custo do crédito é suportada por uma entidade terceira (por exemplo, o ponto de venda onde o consumidor adquire o bem financiado)", explica o BdP.
Em proporção do montante total, estes créditos com subvenção representaram 5,8% em maio, contra 5,6% em abril e 5,7% em maio do ano passado.
Leia Também: Tem crédito habitação? Euribor sobe a três meses e desce a 6 e 12 meses