Hospital da Luz investiu 11 milhões em clínica na Figueira da Foz

O Hospital da Luz investiu 11 milhões de euros na nova clínica da Figueira da Foz, que entra hoje em funcionamento com um centro de imagiologia completo e a possibilidade de realizar mais de 100 exames de especialidade, revelou o administrador.

Hospital da Luz, Lisboa

© Global Imagens

Lusa
15/07/2025 12:59 ‧ há 8 horas por Lusa

Economia

Hospital da Luz

"O investimento que fizemos agora na clínica da Figueira da Foz, nesta nova unidade, é de cerca de 11 milhões de euros. Para nós, tornou-se evidente que a cidade merecia este investimento e a população daquela zona o justificaria", destacou Pedro Beja Afonso, administrador do Hospital da Luz de Coimbra e de Aveiro.

 

O Hospital da Luz Clínica da Figueira da Foz funciona, a partir de hoje, em novas instalações, num edifício moderno na Rua Rancho das Cantarinhas, junto ao Estádio Municipal José Bento Pessoa.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Beja Afonso explicou que a Luz Saúde já está na região da Figueira e de Coimbra desde 2018, quando comprou a Idealmed.

"A Figueira da Foz já tem uma clínica da Luz Saúde, mas entendemos que aquela unidade precisava de um 'upgrade', de uma nova robustez clínica, de disponibilizar mais exames aos seus pacientes. Tal só seria possível construindo um novo edifício e temos, a partir de hoje, na Figueira da Foz, uma infraestrutura extraordinária que vai fazer a diferença na cidade", sustentou.

A nova unidade conta com um centro de imagiologia completo, onde será possível realizar ressonâncias magnéticas, ecografias, mamografias e TAC (tomografia computorizada), CBCT (tomografia computadorizada de feixe cónico) e raio-X.

Dispõe de uma ampla oferta de consultas de diversas especialidades médicas, cirúrgicas e outras especialidades clínicas, a possibilidade de ali se realizarem mais de 100 exames de especialidade e ainda análises clínicas.

"Vamos disponibilizar uma consulta médica sem necessidade de agendamento, uma consulta aberta, que também dá uma resposta diferente àqueles que nos procuram. Para além disso, vamos reforçar todo o corpo clínico, mais exames em oftalmologia, ginecologia, urologia, otorrino, e vamos também abrir novas valências que não existem na cidade", informou.

Entre elas estão a cirurgia maxilofacial, nefrologia e hematologia, tendo ainda sido criada uma sala para pequenas cirurgias, que "vai permitir fazer um conjunto de pequenos procedimentos cirúrgicos e que fará a diferença no dia-a-dia das pessoas".

"A resposta de proximidade da população da Figueira da Foz e dos seus concelhos limítrofes, de facto, ficará bastante aumentada e creio que fará a diferença para a população residente e para os turistas que procuram aquela zona do país", acrescentou.

A nova clínica da Figueira da Foz funciona de forma integrada com o Hospital da Luz Coimbra, de modo a garantir, quando necessária, "a continuidade de cuidados médico-cirúrgicos e uma resposta eficaz a todo o tipo de situações clínicas".

Já a área de Medicina Física e de Reabilitação funciona em ligação com o Hospital da Luz Clínica da Gala, unidade aberta em março deste ano, totalmente dedicada a programas e tratamentos de fisioterapia e medicina desportiva.

À Lusa, Pedro Beja Afonso disse ainda que está a ser construída uma unidade em Leiria, "que será também uma unidade com imagiologia, com gastroenterologia e com bloco operatório" e "fará a diferença naquilo que é a oferta de cuidados naquela zona".

"Em Aveiro também estamos a fazer uma nova clínica que está intimamente ligada ao Hospital da Luz Aveiro, que já existe. O Hospital da Luz Aveiro tinha necessidade de crescer e de aumentar a sua oferta e encontrámos um espaço onde estamos a fazer uma clínica que será também uma clínica moderna e com um conjunto de serviços de proximidade à população que fará a diferença e que permite também reestruturar o próprio Hospital da Luz de Aveiro", concluiu.

Leia Também: Operação de 700 mil euros remove amianto de hospitais em Coimbra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas