Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Governo conclui operação de saneamento financeiro da CP

A operação de saneamento financeiro da CP ficou concluída com a assinatura, na segunda-feira, do despacho prevendo a compensação da empresa pelas obrigações de serviço público entre 2002 e 2019, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.

Governo conclui operação de saneamento financeiro da CP
Notícias ao Minuto

10:57 - 10/10/23 por Lusa

Economia Ministério das Infraestruturas

Em comunicado, o executivo avança que o despacho que dá por concluída a operação de saneamento financeiro da CP -- Comboios de Portugal foi assinado na segunda-feira, cumprindo o previsto no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), sendo a empresa "compensada pelas devidas subcompensações das obrigações de serviço público entre os anos de 2002 e 2019".

"Esta operação é indispensável para que a CP tenha capacidade de investir na melhoria, modernização e expansão dos serviços", salienta o ministério, referindo que a operadora ferroviária "ganha condições efetivas para cumprir as obrigações de serviço público contratualizadas com o Estado e competir no mercado de longo curso, que funciona em regime de concorrência ao abrigo das regras europeias".

Segundo enfatiza o ministério tutelado por João Galamba, "esta operação é indispensável para que a CP tenha capacidade de investir na melhoria, modernização e expansão dos serviços, nomeadamente no acesso ao financiamento para aquisição de material circulante, em condições equiparadas a qualquer outra empresa".

Em agosto passado, o ministro tinha afirmado que a resolução da dívida histórica da CP, que ascende aos 1.800 milhões de euros, era "determinante para devolver normalidade" à empresa e permitir-lhe "entrar na alta velocidade".

"A CP é uma empresa sólida, com futuro, com indicadores que ainda não nos satisfazem, mas estão numa trajetória de recuperação e queremos consolidar essa trajetória, mas um dos elementos fundamentais deste processo de reestruturação, modernização e consolidação da CP é o saneamento da dívida histórica", afirmou Galamba em declarações aos jornalistas à margem de uma visita às oficinas da CP em Contumil, no Porto.

Na ocasião, o governante disse estar "a trabalhar ativamente com o Ministério das Finanças na resolução desta questão", assegurando que seria "executada antes do final do ano".

Segundo avança hoje o Jornal Económico, o Governo contratou a EY e a sociedade de advogados Sérvulo & Associados para assessorar o processo de perdão da dívida histórica da CP, retirando-a do balanço da empresa pública de transportes ferroviários.

O jornal refere que, apesar de estar previsto que a operação ocorreria até ao final do ano, poderá passar para o próximo ano e estar incluída na proposta de lei do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), que será apresentado hoje.

[Notícia atualizada às 11h38]

Leia Também: PCP chama Galamba ao parlamento após PS chumbar votação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório