Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Multinacional canadiana quer atrair investimento para a Serra da Estrela

A multinacional canadiana Empowered Startups, que tem atraído investimento estrangeiro para as instituições de ensino superior, anunciou hoje em Seia que quer alargar o seu trabalho à região da serra da Estrela.

Multinacional canadiana quer atrair investimento para a Serra da Estrela
Notícias ao Minuto

14:04 - 28/09/23 por Lusa

Economia Serra da Estrela

"Vemos um enorme potencial nos territórios da serra da Estrela", destacou Chris Lennon, presidente da Empowered Startups, durante uma sessão realizada na Câmara Municipal de Seia.

"Queremos ser parceiros na atração de investimento e de pessoas qualificadas que podem a partir daqui criar empresas com potencial global. Estes territórios têm muito a ganhar com o trabalho que fazemos".

A empresa apresentou o trabalho que tem desenvolvido em Portugal de atração de investimento direto estrangeiro, de empreendedores e de profissionais altamente qualificados.

Na região, a multinacional já tem parceria com o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade da Beira Interior, que hoje deram a conhecer os projetos em curso.

Para o presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, a parceria com a Empowered "vai ajudar a criar massa crítica na região".

O autarca evidenciou que é possível valorizar as instituições de ensino superior da região e investir na região.

E no fim da linha que "possam ser criadas empresas que se localizem na região e se possa criar um ecossistema de inovação atraindo pessoas de todo o mundo".

Luciano Ribeiro realçou que a meta é aumentar o número de empresas de base tecnológica da região e que esta possa "ter mais moradores, quer seja pelos que já cá estão e se vão manter, quer seja por aqueles que se queiram instalar cá".

A multinacional, com escritório em Évora, tem trazido para o país profissionais altamente qualificados com experiência no empreendedorismo e capacidade para investir e liderar negócios.

"Estes empreendedores e empresários financiam diretamente projetos de investigação científica e com os resultados criam novos produtos, serviços e soluções. Com este trabalho, a Empowered abre portas à criação de novas empresas exportadoras, criadoras de emprego qualificado no interior do país", acrescentou a multinacional.

A Empowered já fez parcerias com 12 instituições de ensino superior em todo o país.

A empresa lembrou que em fevereiro entregou ao Governo uma carta de compromisso com o plano de recrutar 150 empreendedores e de atrair investimento direto estrangeiro até 2025.

Garante estar "focada no interior do país com o objetivo de fortalecer a ligação entre a ciência, a indústria e os tecidos empresarias locais.

Leia Também: Produtores recebem mais com uso de queijo Serra da Estrela em pastéis

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório