Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Comissão de acompanhamento da reforma IRC criada até final do mês

O secretário de Estado Adjunto dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, anunciou hoje que a comissão de acompanhamento da reforma IRC será criada até final deste mês.

Comissão de acompanhamento da reforma IRC criada até final do mês
Notícias ao Minuto

13:10 - 24/06/14 por Lusa

Economia Paulo Núncio

Paulo Núncio falava no painel 'Highlights Portugal hoje', no âmbito da conferência '60 anos de conetividade', organizada pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-alemã (CCILA), que está a decorrer em Lisboa.

"O objetivo do Governo é continuar a reduzir a taxa de IRC" e "fixar entre os 17% e 19% no médio prazo", afirmou o governante, acrescentando que a meta é posicionar Portugal como um dos países mais competitivos, em termos fiscais, na União Europeia.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais anunciou "em primeira mão" que a "comissão de acompanhamento da reforma do IRC será criada até final deste mês, de forma a permitir que as suas recomendações possam ser devidamente avaliadas pelo Governo".

Além disso, será também criado este ano o Fórum dos Grandes Contribuintes.

Apesar da reforma do IRC, esta não se aplica apenas "com alteração da lei, é preciso mudar mentalidades" como o "relacionamento entre as empresas e a administração fiscal", disse.

Por isso, foi "decidido criar já em 2014 o Fórum dos Grandes Contribuintes", que tem como objetivo "reduzir o custo de contexto" e "garantir maior cumprimento das obrigações fiscais" e aumentar a segurança das transações.

"No âmbito deste fórum será aprovado um código de boas práticas tributárias este ano", no qual as empresas comprometem-se a práticas de transparência e rigor e evitando "recurso a estruturas empresariais interpostas sede em paraísos fiscais e colaborar na deteção de práticas fraudulentas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório