Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Governo comprometeu-se a "atualizar pensões" da caixa dos ferroviários

O Governo comprometeu-se a regularizar a situação dos beneficiários da caixa dos ferroviários de 1927, cujas pensões não são atualizadas há 14 anos, depois de uma reunião hoje com os sindicatos, disse à Lusa o coordenador da Fectrans.

Governo comprometeu-se a "atualizar pensões" da caixa dos ferroviários
Notícias ao Minuto

19:59 - 29/08/23 por Lusa

Economia Fectrans

Segundo José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), os representantes dos trabalhadores estiveram hoje reunidos com o secretário de Estado da Segurança Social para debater a situação dos beneficiários da caixa dos ferroviários de 1927.

De acordo com o responsável, estes beneficiários não têm "atualização das pensões há 14 anos", tendo o secretário de Estado prometido que o Governo está "a trabalhar para que, no mais breve espaço de tempo, a situação seja resolvida", com "o pagamento daquilo que é devido", bem como "os devidos retroativos".

"A última atualização foi em 2009", lamentou, indicando que "nunca mais foram atualizadas".

José Manuel Oliveira disse que estes beneficiários "têm sido sempre excluídos dos aumentos extraordinários pelo facto de terem um regime especial", sendo que deveriam ser aumentados sempre que os trabalhadores do ativo sejam aumentados.

"Como os trabalhadores do ativo não tiveram atualizações de salários desde 2009 até 2018, nesse interregno, de acordo com o regulamento não havia obrigação de aumentar", disse, destacando, no entanto, que a partir daí "houve aumentos para os trabalhadores do ativo da CP que não se repercutiram na atualização dessas pensões".

Leia Também: Trabalhadores da Rodoviária de Lisboa esperam até setembro por resposta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório